Diário Mais
Do ponto de vista psicológico, os sonhos não são simples fantasias sem sentido. Como afirmou Freud, eles refletem conflitos internos não resolvidos que a consciência não consegue gerenciar
Cada fase do sono possui sua própria dinâmica, sendo a etapa REM onde aparecem os sonhos mais complexos / Freepik
Continua depois da publicidade
Lidar com a partida de uma pessoa da família que muito amamos não é algo fácil. As lembranças de momentos ao lado desse ente querido, as memórias, os cheiros, os lugares e cada cantinho da casa acabam se transformando em grandes gatilhos emocionais, o que é absolutamente normal.
E esse sofrimento contínuo e a saudade cada vez mais presente acaba fazendo com que os sonhos com essa pessoa amada que já não está mais por aqui se tornem normais. Mas o que a psicologia tem a dizer sobre isso?
Continua depois da publicidade
E mais: Usar preto todos os dias significa tristeza ou depressão? Veja o que diz a psicologia.
Do ponto de vista psicológico, os sonhos não são simples fantasias sem sentido. Como afirmou Freud, eles refletem conflitos internos não resolvidos que a consciência não consegue gerenciar.
Continua depois da publicidade
Cada fase do sono possui sua própria dinâmica, sendo a etapa REM - de movimento rápido dos olhos - onde aparecem os sonhos mais complexos e emocionais.
Nesse estágio, emoções, estímulos sensoriais e experiências se misturam, criando imagens que, embora pareçam aleatórias, geralmente têm relação com nossa realidade.
Um dos sonhos mais comuns e emocionalmente carregados é aquele em que aparece alguém que já não está mais. Segundo a terapeuta americana Michelle King, em entrevista ao Verywell Mind, “sonhar com entes queridos falecidos pode ser bastante comum e faz parte do processo normal de luto”.
Continua depois da publicidade
A psicologia aponta que esse tipo de sonho costuma representar uma necessidade emocional não resolvida, como o desejo de se despedir, o medo de esquecer ou a dificuldade de aceitar a perda.
Nesse sentido, a assistente social clínica Margaret Pendergrass afirma ao Verywell Mind que sonhar com alguém falecido faz sentido, pois “ainda estamos tentando dar sentido à perda de um ente querido, algo que, de outra forma, pode parecer totalmente sem sentido”.
Segundo a especialista, trata-se de uma forma do cérebro processar a dor e encontrar um espaço simbólico para a ausência.
Continua depois da publicidade
E caso você venha sonhando com água, descubra o que isso diz sobre você.
A fase de luto é um processo complexo, no qual corpo e mente buscam equilíbrio após uma perda significativa. Em muitos casos, os sonhos funcionam como um espaço seguro para reviver lembranças, ouvir palavras não ditas ou imaginar situações que não ocorreram em vida.
Esse fenômeno pode ter uma função reparadora, mas também refletir que o subconsciente ainda lida com a nova realidade.
Continua depois da publicidade
Do ponto de vista biológico, de acordo com o Instituto do Sono, durante o sono, o sistema nervoso realiza tarefas de reorganização emocional.
Isso explica por que certas experiências, especialmente as carregadas de sentimento, reaparecem em forma de sonhos mesmo muito tempo após a perda. Embora o conteúdo desses sonhos possa ser incoerente ou confuso, ele quase sempre se baseia em informações registradas anteriormente pelos sentidos.