Diário Mais
É natural que, ao conversarmos com alguém, olhemos nos olhos dessa pessoa para captar sua atenção e demonstrar interesse
Contato visual pode ser definido também como um elemento essencial para iniciar e sustentar uma comunicação / Freepik/Divulgação
Continua depois da publicidade
Durante uma conversa, uma forma de estabelecer uma conexão com uma pessoa, além da linguagem verbal, é a maneira como os olhares se comportam, mesclados com gestos, expressões faciais e postura, que transmitem grande parte da mensagem, muitas vezes em proporção maior do que o conteúdo verbal.
O contato visual pode ser definido também como um elemento essencial para iniciar e sustentar uma comunicação. Inclusive, é natural que, ao conversarmos com alguém, olhemos nos olhos dessa pessoa para captar sua atenção e demonstrar interesse.
Continua depois da publicidade
Ao ficarmos em silêncio durante uma conversa e o interlocutor nos encara igualmente em silêncio, esse gesto geralmente indica que ele espera uma resposta ou reação da nossa parte.
Isso tende a acontecer em diversas situações, pois normalmente o ser humano consegue manter o contato visual direto entre 40% e 60% do tempo.
Continua depois da publicidade
Em contrapartida, nesses momentos, nosso cérebro tenta se lembrar de informações, pensar sobre o que dizer ou até mesmo sobre como mentir. Logo, isso também tende a afetar o nosso olhar.
Segundo a psicologia, existem alguns significados para esse comportamento em diferentes situações, principalmente quando estamos mentindo ou nos recordamos de algo.
Esse comportamento tende a ser conhecido tanto pela polícia quanto pelos profissionais de recursos humanos. A predisposição para olhar para um lado ou para o outro se baseia na predominância de nossos hemisférios cerebrais, ou seja, se somos destros ou canhotos.
Continua depois da publicidade
Segundo a psicóloga Paula Martínez, formada em Psicologia e mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamental, existem diferentes tipos de olhar, cada um com seu significado.
Um deles se destaca: o olhar de esguelha, que é o mais observado no dia a dia.
De acordo com a psicologia, existem quatro tipos principais de olhares, e são eles:
Continua depois da publicidade