Diário Mais

O que significa quando uma pessoa evita o olhar em uma conversa, segundo a psicologia

É natural que, ao conversarmos com alguém, olhemos nos olhos dessa pessoa para captar sua atenção e demonstrar interesse

Gabriel Fernandes

Publicado em 03/10/2025 às 16:40

Atualizado em 03/10/2025 às 16:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Contato visual pode ser definido também como um elemento essencial para iniciar e sustentar uma comunicação / Freepik/Divulgação

Continua depois da publicidade

Durante uma conversa, uma forma de estabelecer uma conexão com uma pessoa, além da linguagem verbal, é a maneira como os olhares se comportam, mesclados com gestos, expressões faciais e postura, que transmitem grande parte da mensagem, muitas vezes em proporção maior do que o conteúdo verbal.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O contato visual pode ser definido também como um elemento essencial para iniciar e sustentar uma comunicação. Inclusive, é natural que, ao conversarmos com alguém, olhemos nos olhos dessa pessoa para captar sua atenção e demonstrar interesse.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Arvores podem conversar e trocar recursos por rede subterrânea, diz pesquisa

• Psicóloga de Harvard ensina como conversar com uma criança a torna melhor

Ao ficarmos em silêncio durante uma conversa e o interlocutor nos encara igualmente em silêncio, esse gesto geralmente indica que ele espera uma resposta ou reação da nossa parte.

Isso tende a acontecer em diversas situações, pois normalmente o ser humano consegue manter o contato visual direto entre 40% e 60% do tempo.

Continua depois da publicidade

Em contrapartida, nesses momentos, nosso cérebro tenta se lembrar de informações, pensar sobre o que dizer ou até mesmo sobre como mentir. Logo, isso também tende a afetar o nosso olhar.

O que diz a psicologia?

Segundo a psicologia, existem alguns significados para esse comportamento em diferentes situações, principalmente quando estamos mentindo ou nos recordamos de algo.

Esse comportamento tende a ser conhecido tanto pela polícia quanto pelos profissionais de recursos humanos. A predisposição para olhar para um lado ou para o outro se baseia na predominância de nossos hemisférios cerebrais, ou seja, se somos destros ou canhotos.

Continua depois da publicidade

Segundo a psicóloga Paula Martínez, formada em Psicologia e mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamental, existem diferentes tipos de olhar, cada um com seu significado.

Um deles se destaca: o olhar de esguelha, que é o mais observado no dia a dia.

Tipos de olhares

De acordo com a psicologia, existem quatro tipos principais de olhares, e são eles:

Continua depois da publicidade

  • Olhar intenso e prolongado: demonstra atenção à mensagem ou às ações da outra pessoa. Geralmente é acompanhado por uma sobrancelha erguida;
  • Olhos semicerrados: mostram uma atitude defensiva ou antecipação de ataque;
  • Piscar excessivo: normalmente causado por nervosismo, denota inquietação ou constrangimento;
  • Pupilas dilatadas: geralmente acontecem quando estamos interessados em algo ou até mesmo fascinados.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software