Acordar no meio da madrugada, especialmente por volta das 3h, pode parecer um simples episódio de insônia. / Imagem gerada por IA
Continua depois da publicidade
Acordar no meio da madrugada, especialmente por volta das 3h, pode parecer um simples episódio de insônia.
Mas, para especialistas, esse padrão recorrente revela muito mais do que se imagina, e está diretamente ligado à nossa saúde emocional, hábitos noturnos e até à forma como processamos o dia.
Continua depois da publicidade
De acordo com o jornal El Tiempo, a médica Ana Krieger, especialista em medicina do sono, explica que esse tipo de despertar ocorre em um estágio mais leve do sono e pode estar conectado a estímulos internos e externos que atrapalham o descanso profundo.
Durante a madrugada, o corpo passa por diferentes ciclos de sono. Por volta das 3h, entramos em uma fase mais leve, o que nos deixa naturalmente mais sensíveis a qualquer perturbação.
Continua depois da publicidade
Alguns dos principais fatores que podem provocar esse despertar:
Se o problema for mais emocional, incluir rituais de relaxamento pode ajudar o corpo e a mente a se prepararem para um sono contínuo.
Melhor exercício para depois dos 60 não envolve suar nem correr, segundo Harvard
Continua depois da publicidade
Se você tem acordado entre 3h e 4h com frequência é sinal de que pode haver algo mais sério envolvido.
Distúrbios como apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, transtornos de ansiedade ou até depressão leve podem se manifestar por meio de interrupções recorrentes do sono.
Nesse caso, o melhor caminho é procurar um médico especializado em sono ou neurologia. Com exames específicos, é possível identificar a causa e iniciar um tratamento adequado.
Continua depois da publicidade