06 de Outubro de 2024 • 03:54
Recentemente, a rede social X, antiga Twitter, controlada por Elon Musk, foi bloqueada pelo ministro Alexandre de Moraes / Reprodução/X
Recentemente, a rede social X, antiga Twitter, controlada por Elon Musk, foi bloqueada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, nesta manhã, o serviço foi parcialmente restabelecido e pode ter tido a ajuda de uma ferramenta poderosa.
A Cloudflare, uma empresa norte-americana, é conhecida por ser uma espécie de “escudo digital”, protegendo redes contra ataques cibernéticos e evitando interrupções nos serviços online.
O serviço possivelmente utilizado foi uma das soluções contratadas pelo X para restabelecer o acesso à plataforma, mesmo diante de ameaças ou limitações da rede, distribuindo o tráfego da rede social por novas rotas e criando obstáculos para possíveis tentativas de bloqueio.
Além de atuar para proteger a rede social de Musk, a Cloudflare, é amplamente utilizada no Brasil, fornecendo serviços para grandes empresas, inclusive instituições bancárias.
A Cloudflare é uma plataforma de segurança e desempenho que ajuda empresas a proteger e otimizar seus serviços online. Sua principal função é proteger os sites contra ataques cibernéticos, como DDoS (ataques distribuídos de negação de serviço), spam e outras ameaças que possam comprometer o funcionamento das redes.
Em termos simples, ela age como uma barreira de proteção, filtrando o tráfego malicioso antes que ele chegue aos servidores das empresas clientes.
Além da proteção, a Cloudflare também melhora a velocidade de acesso aos sites ao distribuir o tráfego por várias rotas ao redor do mundo, assegurando que o conteúdo seja entregue ao usuário final da forma mais eficiente possível.
Esse serviço de mitigação de ataques e otimização do tráfego é fundamental para grandes empresas brasileiras que dependem da disponibilidade e da segurança de suas redes.
A dependência de grandes empresas brasileiras, como bancos e provedores de serviço, na Cloudflare destaca o impacto que uma eventual falha ou interrupção na plataforma poderia causar. Estima-se que até 70% da internet no Brasil poderia ser afetada caso a Cloudflare enfrente problemas técnicos graves, visto que muitos sites e serviços críticos do país dependem da infraestrutura da empresa para se manterem online e protegidos.
Esse cenário evidencia a importância da Cloudflare para a manutenção da estabilidade da internet no Brasil, além de reforçar o papel da empresa na proteção contra ameaças digitais em um mundo cada vez mais interconectado e dependente dos serviços online.
Diário Mais
Veja os principais acidentes que aconteceram na Garganta do Diabo, no litoral de SP
Segunda mulher desaparecida em naufrágio no Litoral de SP é encontrada
Conheça a 'Garganta do Diabo', lugar onde lancha naufragou no litoral de SP
Cotidiano
O evento busca atualizar os agentes sobre legislações que impactam suas atividades, com foco em Direitos Humanos e comunicação eficaz
Variedades
Vencedora do Oscar voltará a interpretar Mia Thermopolis após 20 anos