A pedido do então presidente Itamar Franco, a Volkswagen ressuscitou o Fusca em 1993, dando vida ao que carinhosamente apelidamos de "Fusca Itamar". / Pexels/Tim Heckmann
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Quem viveu os anos 90 certamente se lembra daquele sentimento agridoce: a despedida e, logo em seguida, o inesperado retorno do carro mais amado do Brasil. A pedido do então presidente Itamar Franco, a Volkswagen ressuscitou o Fusca em 1993, dando vida ao que carinhosamente apelidamos de "Fusca Itamar".
Era o mesmo besouro de sempre, mas com um novo fôlego e um lugar garantido na garagem e no coração dos brasileiros. Mas você já parou para pensar: e se você tivesse comprado um desses zerinho em 1994?
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A grande curiosidade não é só sobre a nostalgia, mas sobre quanto custaria hoje um Fusca Itamar comprado zero em 1994 com o valor corrigido. Prepare-se para uma surpresa.
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Voltar para meados de 1994 é como entrar em outro mundo. O Plano Real acabava de nascer, e a economia brasileira tentava encontrar um novo rumo. Nesse cenário, levar um Fusca Itamar para casa exigia um investimento que, na época, parecia razoável para um carro zero quilômetro.
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O preço de tabela era de aproximadamente CR$ 7.200 (sete mil e duzentos cruzeiros reais), que com a conversão da nova moeda, se tornaram R$ 7.200. Para a época, era um valor competitivo, o passaporte de entrada para o mundo dos carros novos para muitas famílias. Mas o que esse valor representa hoje?
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Aqui é onde a mágica (e a matemática) acontece. Se pegarmos os R$ 7.200 de julho de 1994 e aplicarmos a correção da inflação pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) até os dias de hoje, o resultado é impressionante.
Isso mesmo! O valor de um Fusca Itamar, apenas corrigido pela inflação, seria hoje superior a R$ 60 mil. Com esse dinheiro, você poderia comprar alguns dos carros de entrada mais vendidos do Brasil atualmente.
É a prova de que, mesmo sem considerar a valorização por se tornar um clássico, o Fusca já seria um "carro caro" se fosse lançado hoje com seu preço original ajustado.
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A conta da inflação já é chocante, mas a realidade do mercado de colecionadores é ainda mais fascinante. Hoje, um Fusca Itamar em bom estado de conservação não é encontrado pelos R$ 62 mil corrigidos. Os preços disparam e podem facilmente ultrapassar os R$ 70 mil, R$ 80 mil ou até mais, dependendo da originalidade e da quilometragem. Mas por quê?
Essa combinação transformou o Fusca Itamar de um simples carro popular em um objeto de desejo, um verdadeiro clássico nacional cobiçado por colecionadores e entusiastas.
Portanto, da próxima vez que você vir um Fusca Itamar brilhando na rua, lembre-se que ele é muito mais do que um carro antigo bem cuidado.
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Ele é uma cápsula do tempo, um pedaço da história automotiva do Brasil e, para quem teve a sorte de comprar um zero em 1994, um dos investimentos mais apaixonantes e rentáveis que se poderia imaginar.