Meteorologistas dão um panorama sobre até quando fará frio no Brasil / Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Há mais de 70 dias diversas regiões do Brasil vivem um frio intenso, com noites frias ou geladas, e até quem gosta das baixas temperaturas estão se perguntando: até quando vamos usar casacos e edredons? A meteorologia responde.
Segundo informações extraídas da Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até 22 de setembro, último dia de inverno, novas ondas de frio atingirão o país, mas com potenciais variados.
Continua depois da publicidade
Haverão dias de temperaturas mais quentes, acima da média da estação, mas não significa necessariamente que o frio foi embora.
As primeiras horas da manhã e as madrugadas tendem a continuar mais frescas até o final da estação, oscilando para frias ou geladas a depender da região.
Continua depois da publicidade
Mais duas frentes frias chegarão ao Brasil até o final de agosto, mantendo as temperaturas um pouco mais baixas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, por exemplo, mesmo sem incidência de grandes pancadas de chuva. Porém, há divergências de dados.
Alguns modelos meteorológicos indicam que uma curta onda de calor pode chegar ao interior do Sudeste e região central do Brasil entre uma frente fria e outra, enquanto outros modelos sugerem apenas "temperaturas acima da média para a estação".
A dica é acompanhar a previsão do tempo todos os dias e, assim, evitar surpresas, já que o tempo, assim como o clima, estão bastante instáveis no planeta.
Continua depois da publicidade