Não desperdice a casca da mexirica / Imagem gerada por inteligência artificial
Continua depois da publicidade
O cheiro forte e doce que aromatiza todo o ambiente ao descascarmos a mexerica é inconfundível. No entanto, o grande erro da maioria das pessoas é jogar a casca fora quando termina de comer a fruta. Misturar essas cascas com álcool gera um efeito incrível.
Essa receita caseira, conhecida por poucos, é extremamente simples e muito prática de ser preparada. Com ela, você terá uma maneira totalmente nova e natural de perfumar o seu lar e, inclusive, de fazer a faxina.
Continua depois da publicidade
De cor alaranjada e sabor adocicado, a mexerica é uma fruta cítrica cuja colheita ocorre principalmente entre maio e agosto, podendo se estender até setembro.
O valor nutritivo da polpa e do suco varia conforme a espécie, mas, em geral, a fruta é rica em vitaminas A e C, além de minerais como potássio, cálcio e fósforo.
Continua depois da publicidade
A tangerina, variedade próxima da mexerica, também se destaca como importante fonte de magnésio - mineral essencial para o funcionamento do corpo humano, presente em maior concentração nos ossos e músculos. O magnésio atua na síntese de proteínas, na contração muscular e na excitabilidade dos nervos.
Conhecida popularmente por seus efeitos diurético e digestivo, a tangerina ainda é associada ao aumento da eficiência física e ao fortalecimento do organismo.
Confira, na galeria abaixo, mais algumas informações sobre a mexerica:
Continua depois da publicidade
Para iniciar o preparo, você vai precisar de um pote de vidro que esteja limpo. Pode ser um recipiente menor, como o de palmito, ou um maior, dependendo da quantidade desejada, além de cascas de mexerica e álcool etílico.
Em primeiro lugar, coloque todas as cascas de mexerica dentro do pote de vidro. Em seguida, adicione o álcool etílico até que o pote fique totalmente cheio, garantindo que as cascas estejam completamente cobertas.
Feche o pote de vidro de maneira bem firme e deixe-o descansar por um período de sete dias. O recipiente deve ser mantido em um local fresco e escuro para que a mistura macere e os óleos essenciais sejam extraídos.
Continua depois da publicidade
Terminados os sete dias de espera, você deve abrir o pote e coar a mistura alcoólica. Despeje o líquido coado diretamente em um borrifador, o que facilitará o uso do produto caseiro que está pronto.
Veja também: Use sal na limpeza do seu micro-ondas e veja um milagre acontecer.
Você tem agora um produto caseiro que combina o poder desinfetante do álcool com o delicioso e refrescante aroma cítrico e doce que a mexerica possui. É uma solução multiuso ideal para diversas tarefas domésticas.
Continua depois da publicidade
Como a mexerica tem um cheiro bastante característico e agradável, a solução caseira pode ser utilizada principalmente como um aromatizador de ambientes totalmente natural. Borrife no ar para perfumar o local.
Além disso, o forte aroma cítrico que a casca libera na mistura faz com que a solução funcione também como um repelente de insetos natural e muito eficiente. Formigas e mosquitos são afastados de sua casa.
O produto também é perfeito para a hora da faxina. O álcool atua como um solvente útil para remover gordura leve de superfícies como vidros e espelhos, e ainda deixa um ótimo cheiro após a aplicação da mistura.
Continua depois da publicidade
A combinação dos óleos cítricos com a ação antibacteriana do álcool é muito útil para limpar superfícies de uso frequente. Maçanetas, mesas e bancadas podem ser higienizadas rapidamente com o borrifador.
Essa mistura é super prática e incrivelmente fácil de fazer, então experimente utilizá-la em sua casa. Você aproveitará as cascas da mexerica e terá um produto natural e econômico para perfumar e limpar.
Veja também: Misturar bicarbonato de sódio com água oxigenada: para que serve e qual o benefício.
Continua depois da publicidade
As cascas de mexerica também viram um excelente produto de limpeza quando misturadas com detergente. A dica é do canal "Help! Dicas" e você pode conferir como fazer no vídeo abaixo: