Diário Mais
O país, que é assunto de diversas discussões muito acaloradas, tem uma posição de liderança na América Latina quando o assunto é este elemento
Além da grande reseva, esse país também extrai ouro de alta pureza / Imagem: ImageFX
Continua depois da publicidade
Pode parecer estranho, mas o Silvio Santos, o mais famoso apresentador do Brasil e fundador do SBT, sempre esteve certo. Barras de ouro realmente valem mais do que dinheiro. Isso porque o metal não desvaloriza como as moedas tradicionais e são reservas seguras de valor.
A América Latina tem uma situação irônica com relação à reserva de ouro. Na Venezuela, país que é assunto de diversas discussões muito acaloradas, há uma reserva de 161 toneladas do metal, superando as 145 a 130 toneladas do Brasil, segundo o Conselho Mundial do Ouro.
Continua depois da publicidade
Veja também: Conheça o maior garimpo de ouro à céu aberto da história ficava no Brasil.
Essas reservas vêm principalmente da região de Arco Minero do Orinoco, que possui cerca de 111 mil km² e é rica em diversos outros minérios preciosos. O ouro extraído na Venezuela possui alto grau de pureza, o que garante uma grande vantagem competitiva para o país.
Continua depois da publicidade
Com uma importância econômica tão grande, é lógico que a Venezuela não seria o único país a ter reservas significativas de ouro. Confira a lista de outros países da América Latina e suas reservas desse metal. Os dados são da Trading Economics.
Veja também: Depois de três décadas, geólogos encontram o maior depósito de cobre, prata e ouro do planeta.