Meme famoso do google maps esconde história interessante / Reprodução/Google Maps
Continua depois da publicidade
Pode parecer surreal, mas existe nos Estados Unidos um local chamado “Ilha Volvo”, uma pequena porção de terra exibida no Google Maps onde um carro da montadora sueca está estacionado há 13 anos.
A ilhota, localizada em Rutland Township, no Condado de LaSalle, Illinois, município com cerca de 3.700 moradores, não tem atrações turísticas formais, mas acabou virando parada obrigatória para quem conhece sua história, que se espalhou pela internet e virou meme, como mostra o vídeo do canal Curran Schmidt:
Continua depois da publicidade
As imagens disponíveis, inclusive no Street View, mostram uma pequena ilha situada no centro de um lago, com espaço suficiente apenas para um carro, no caso, um Volvo S80 prata, modelo 2001.
O veículo está estacionado ali desde 2012. Ele não foi levado pela água nem abandonado: foi colocado ali intencionalmente, embora a situação tenha ido um pouco além do previsto.
Continua depois da publicidade
Veja também: Maior migração de caranguejos do mundo colore a ilha de vermelho e impressiona milhões.
A ideia veio de Scott Mann, morador de Ottawa e dono de algumas oficinas mecânicas na região. A Ilha Volvo surgiu quando uma antiga mina a céu aberto foi inundada para formar um lago artificial.
Quando o lago artificial foi criado, ainda existia uma faixa de terra ligando a área ao entorno do Hiawata Pioneer TRL até o ponto onde hoje está o ilhéu.
Continua depois da publicidade
Era, originalmente, uma península. Mann teve então sua “ideia genial”: estacionou o Volvo na extremidade da península e usou uma escavadeira para cortar a ligação com o restante do terreno.
A intenção inicial era criar um concurso online em que as pessoas tentariam adivinhar como o carro havia ido parar ali.
No entanto, ele desistiu da ideia por segurança; alguém poderia tentar atravessar o lago, cujo ponto mais profundo chega a 12 metros e apresenta um desnível perigoso que poderia levar curiosos a acreditar que seria possível caminhar até o carro.
Continua depois da publicidade
Ainda assim, Scott manteve o Volvo no novo ilhéu, já que buscava uma forma alternativa de divulgar seus negócios. E, de fato, conseguiu: 13 anos depois, a história continua ganhando repercussão, inclusive internacional.
Veja também: Ilha remota onde 'o tempo parou' se torna símbolo de liberdade e zero estresse.
A repercussão do caso cresceu rapidamente nos EUA, impulsionada pela internet, o que acabou atraindo visitantes curiosos ao lago.
Continua depois da publicidade
Em pouco tempo, o local se tornou tão famoso que a Ilha Volvo passou a ser classificada como “atração turística” no Google Maps apenas três anos após o estacionamento inusitado. Em 2025, completa-se uma década da inclusão do ponto no aplicativo, nas coordenadas 41.35474, -88.79789, em Rutland Township.
A popularidade foi tamanha que a ilhota acumula 485 avaliações no Google Maps, com média de 4,9 estrelas. Muitas delas são comentários irônicos: há quem diga ter “encontrado Deus” no local e quem brinque que se trata do lugar mais seguro dos Estados Unidos.
Não faltam também avaliações no estilo “ótimo para passeio em família”. E, curiosamente, não muito longe do S80, um Volvo mais novo aparece submerso nas imagens do Street View.
Continua depois da publicidade
Se o objetivo de Scott Mann era gerar publicidade, 13 anos depois dá para dizer que ele atingiu um nível de visibilidade que jamais imaginou, com alcance global.
Segundo ele, chegou a considerar proteger o carro para evitar que alguém tentasse chegar até a ilha, temendo acidentes.
Também cogitou instalar anúncios na carroceria do S80, mas desistiu ao perceber que qualquer alteração poderia acabar com o charme original do que transformou a pequena “Ilha Volvo” em um ícone da internet.
Continua depois da publicidade