Diário Mais
Também conhecida como caracol-de-pés-escamosos, a espécie se chama Chrysomallon squamiferum e sua concha possui, literalmente, uma camada com sulfeto de ferro
Conhecido como / Captura de tela/YouTube/Blue Orangutan
Continua depois da publicidade
Você com certeza nunca viu um animal como este: A cerca de 3 mil metros abaixo da superfície, uma espécime rara habita as profundezas do oceano, em áreas geralmente próximas a vulcões ou placas tectônicas. Também conhecido como caracol-de-pés-escamosos, seu nome científico, Chrysomallon squamiferum, pode até ser difícil, mas faz parte de um ser que intriga até mesmo cientistas.
O motivo do squamiferum chamar tanta atenção se deve à sua composição e características naturais diferentes de qualquer outra. Ele apresenta três camadas distintas, sendo a mais externa mineralizada com sulfato de ferro. Deste modo, ele tem, literalmente, uma grande 'armadura de ferro' ao seu redor.
Continua depois da publicidade
Aproveite e leia também: Molusco asiático 'invade' mares brasileiros e pode se tornar perigoso para o meio ambiente
Ainda sobre esse ecossistema, o local é tão fundo que se torna impossível a disseminação da luz solar. A espécie apenas consegue sobreviver devido a seu contato com outras bactérias, que realizam reações químicas para transformar compostos em energia.
Continua depois da publicidade
Encontrada no oceano Índico, à primeira vista, sua concha é similar a de um caracol. No entanto, a espécie é considerada um dos gastrópodes mais peculiares na ciência. Outro fator curioso é que seu coração consiste em cerca de 4% do volume de seu corpo, sendo extremamente incomum para qualquer animal.
Aproveite e leia também: Bicho de 'outro planeta'? Conheça o animal imortal que sobrevive até no vácuo do espaço
*O texto contém informações das páginas Viral Agora e Wikipédia
Continua depois da publicidade