SAÚDE

Nutricionista indica alimentos que retardam a chegada dos cabelos brancos; veja lista

A falta de certos nutrientes está diretamente ligada à perda de pigmentação e ao envelhecimento precoce dos fios, conforme aponta a profissional

Agência Diário

Publicado em 23/08/2025 às 21:37

Atualizado em 23/08/2025 às 21:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Mude sua dieta e adie o aparecimento dos indesejados fios brancos de maneira natural / Freepik

Continua depois da publicidade

Muitas pessoas buscam maneiras de adiar o surgimento dos fios brancos e a resposta pode ser mais simples do que se imagina. Segundo a nutricionista Paula Martín Clares, a chave está na alimentação. Uma dieta equilibrada é fundamental para o bom funcionamento dos melanócitos, as células que produzem a melanina, responsável pela pigmentação do cabelo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A falta de certos nutrientes está diretamente ligada à perda de pigmentação e ao envelhecimento precoce dos fios, conforme aponta a autora do livro "A Saúde da Sua Pele Está no Que Você Come". "Deficiências em alguns micronutrientes têm sido associadas à perda de pigmentação capilar e ao envelhecimento precoce", ressalta a especialista. Por isso, a alimentação é um dos pilares para adiar o processo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Saiba por que uma nova pesquisa pode ser a chave para evitar os cabelos grisalhos

• Grisalho é o novo preto: veja como usar a tendência dos cabelos brancos a seu favor

• Cafeína estimula o crescimento dos cabelos e pode reduzir a queda de forma natural

Mudar a sua dieta e incluir alimentos específicos é uma forma natural e eficaz de manter a cor e a saúde dos seus cabelos. Esses alimentos atuam de dentro para fora, fornecendo os nutrientes necessários para fortalecer os fios e estimular a produção de melanina.

Veja também que pessoas que não tingem os cabelos grisalhos precisam tomar cuidado com o sol no verão.

Continua depois da publicidade

Conheça a seguir os itens que não podem faltar na sua mesa e veja também uma solução eficaz para reverter cabelos brancos sem tintura.

1. Peixes gordurosos

Peixes como salmão e sardinha são carregados de ômega-3 e cálcio, elementos que ajudam a prevenir o envelhecimento dos fios. Além disso, eles promovem o crescimento de cabelos mais fortes e resistentes. A inclusão regular desses peixes na dieta é uma estratégia poderosa para manter a vitalidade capilar.

2. Brócolis

Rico em vitamina B5, o brócolis é um aliado importante para combater o surgimento precoce de fios brancos. Dentre os alimentos que contêm alta concentração desse nutriente, o brócolis se destaca. Preparado no vapor ou grelhado, ele é uma adição saborosa e benéfica para as suas refeições.

Continua depois da publicidade

3. Lentilhas

Fonte de ferro, as lentilhas estão entre as leguminosas mais eficazes no combate ao envelhecimento do cabelo. Elas também ajudam a reduzir a queda e a fortalecer os fios. Consumir essa leguminosa regularmente contribui para manter a saúde e a resistência dos cabelos.

4. Espinafre

Graças à sua alta quantidade de antioxidantes, o espinafre ajuda a aumentar a produção de colágeno e queratina. Além de fortalecer os fios, este vegetal também auxilia na prevenção de cabelos brancos. É uma excelente opção para incluir na sua rotina e retardar o envelhecimento capilar.

5. Cenouras

As cenouras são ricas em vitamina B6, que contribui para evitar o surgimento de fios grisalhos. A nutricionista Paula Martín Clares confirma: "É o alimento que mais indico e com o qual tenho observado melhores resultados no atraso do surgimento dos cabelos brancos". Além disso, elas proporcionam brilho e maciez ao cabelo.

Continua depois da publicidade

6. Ovos

Com uma alta concentração de biotina, os ovos fortalecem os fios de dentro para fora. A inclusão deste alimento na dieta é especialmente recomendada quando o cabelo está fraco ou na fase de transição para o grisalho. A biotina é essencial para a manutenção da saúde capilar.

7. Nozes

As nozes são uma rica fonte de zinco e selênio, minerais que regulam a produção de hormônios ligados ao envelhecimento dos fios. Incluir este alimento na dieta ajuda a combater o surgimento dos cabelos grisalhos e contribui para a saúde hormonal e capilar.

8. Bananas

As bananas são uma excelente fonte de ácido pantotênico, um nutriente essencial para a produção de células sanguíneas e para manter a saúde tanto dos cabelos quanto da pele. Incluir a fruta na sua dieta é uma forma simples e deliciosa de nutrir seus fios.

Continua depois da publicidade

9. Levedura de cerveja

Este alimento se destaca por estimular a produção de melanina nos fios, o que ajuda a manter a cor natural por mais tempo. Consumir levedura de cerveja pode atrasar o aparecimento dos cabelos brancos.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software