Novas palavras surgem do mundo digital para o mundo real / Pixnio
Continua depois da publicidade
As línguas que falamos, seja português ou inglês, são vivas e estão em constante evolução. Observando essas transformações, o renomado Dicionário Cambridge surpreendeu ao adicionar três palavras novas ao seu léxico: “Skibidi”, “delulu” e “tradwife”.
Esses termos, que são comuns em ambientes digitais, como o X (antigo Twitter), Instagram e TikTok, podem ser de difícil entendimento para quem não está "cronicamente online". Eles refletem a maneira como a internet está moldando nossa forma de nos comunicarmos.
Continua depois da publicidade
A inclusão dessas palavras em um dicionário tão prestigioso pode parecer estranha, mas já dizia Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, que o papel do linguista é observar a língua, e não criar regras que a limitem. Ainda neste campo, recentemente uma pesquisa listou as 10 palavras mais engraçadas da língua portuguesa.
Continua depois da publicidade
Entenda a seguir o que essas palavras significam e o que elas revelam sobre a nossa cultura.
O termo "tradwife" (substantivo; plural: tradwives) é a junção das palavras "esposa" e "tradicional" (traditional + wife, do inglês). Ele é utilizado para definir mulheres casadas que postam na internet sobre a vida de uma “mulher tradicional” seguindo valores conservadores cristãos.
Segundo essas influenciadoras, o papel da mulher é ficar em casa fazendo faxina, cozinhando, lavando roupas e cuidando dos filhos. Elas defendem o retorno ao que chamam de “tradições” e usam as redes sociais para divulgar essa ideologia para seus seguidores.
Continua depois da publicidade
Mas, a popularização do termo também gerou críticas. Como explica Laura Jane Bower, do Departamento de Sociologia da Universidade de Durham, esses ideais de hiper feminilidade reproduzem discursos colonialistas e opressões racistas, machistas e de classe.
Um vídeo do Canal DW Brasil explica como esses papéis de gênero ultrapassado voltaram à moda. Assista abaixo:
O termo "delulu" (adjetivo, gíria humorística) surge da palavra “delirante” (delusional, do inglês) e é usado para designar, de maneira engraçada, pessoas que estão sem contato com a realidade, acreditando no que querem acreditar, mesmo que seja uma ilusão.
Continua depois da publicidade
O Dicionário de Cambridge dá o exemplo: “Você está em um show, lá no fundo, e acha que o ídolo fez contato visual com você… as pessoas podem dizer que você é delulu.” O uso da palavra, portanto, é sempre em um tom de brincadeira e ironia entre os usuários da internet.
A entrada de "delulu" no dicionário é um exemplo de como a linguagem da internet, com seu humor e tom leve, está sendo absorvida pela linguagem formal. O termo, que antes era uma gíria de nicho, agora tem seu significado formalmente registrado para a posteridade.
"Skibidi" (adjetivo, gíria humorística) é uma palavra difícil de definir, e é mais fácil entender o sentimento de humor e ironia que ela transmite do que seu significado literal. A gíria surgiu de uma série de vídeos denominada “skibidi toilet”.
Continua depois da publicidade
Esses vídeos retratam, de maneira surrealista, a cabeça de um homem acoplada a um vaso sanitário. A popularidade da série fez com que a palavra "skibidi" se tornasse um meme e uma gíria popular entre as faixas etárias mais jovens, sem um significado exato, mas sim um tom humorístico.
A palavra pode ser usada para expressar tanto coisas ruins quanto boas, de maneira humorística, dependendo do contexto. Veja os exemplos do Dicionário de Cambridge: “Skibidi, skibidi, skibidi”, cantou um garoto de uns sete anos, enquanto driblava a bola. Ou ainda: “O que diabos (‘what the skibidi’) você está fazendo?”.
A entrada desses termos no dicionário é um passo para entender a forma como a internet está moldando nosso vocabulário. A língua, assim, continua viva, adaptando-se e refletindo o mundo em sua constante transformação. Ela é um reflexo do que acontece na sociedade.
Continua depois da publicidade
A decisão do Dicionário Cambridge de incluir essas palavras mostra a crescente relevância da cultura digital. O que antes era considerado um nicho, agora tem um impacto real e duradouro na forma como nos comunicamos e enxergamos o mundo ao nosso redor.