Apenas na casa do Kiko há esse cilindro em toda a Vila do Chaves / Reprodução/Facebook
Continua depois da publicidade
Se você não reparou, agora vai reparar, mas na parede da casa do Kiko, no seriado Chaves, há um cilindro e uma espécie de cano escuro vertical em sua superfície. Aliás, na vila inteira é a única residência a ter isso. Você sabe do que se trata?
A Reportagem fez uma pesquisa sobre a época em que o seriado foi gravado e sua localidade (México) e concluiu que se trata de um aquecedor de água. Mas, como assim, do lado de fora da casa?
Continua depois da publicidade
O nome desse aquecedor é "boiler" e, no México, nos anos 70 e 80 só era visto nas casas de pessoas com um pouco mais de dinheiro, o que faz sentido dentro do seriado Chaves, já que Kiko sempre pareceu ser uma das crianças com mais brinquedos e sua mãe, Dona Florinda, também demonstrava controlar bem as finanças, fazendo todas as vontades de seu "tesouro" sem se preocupar com o saldo da conta.
Mas, voltando a falar do cilindro, esse que aparece em Chaves é um dos modelos mais antigos de aquecedores de água à gás.
Continua depois da publicidade
A água da caixa descia até esse cilindro (boiler), onde era aquecida. Assim que essa mesma caixa pegava pressão, a água quente subia até ela e poderia ser usada para tomar banho, por exemplo, através de um segundo registro instalado na parede do box.
É como se vê hoje em muitos hotéis, por exemplo, quando você tem uma torneira no box para água fria e a outra, ao lado, para água quente, e você vai regulando uma e outra até a temperatura da água ficar ao seu gosto. Só que naquela época essa engenharia era mais arcaica e exigia mais tempo e paciência, já que o cilindro só esquentava a água que estava dentro dele.
Era um equipamento bem caro para a época.
Continua depois da publicidade