Diário Mais
Segundo a cultura japonesa, a característica é tratada com desdém, pois representa um sinal de desequilíbrio físico, mental e até espiritual
Na cultura japonesa, a preguiça vai além da falta de vontade: é vista como um sinal de desarmonia entre corpo e mente, capaz de limitar o verdadeiro potencial humano / Unsplash/Adrian Swancar
Continua depois da publicidade
A preguiça é frequentemente vista como uma característica negativa, sendo associada à falta de motivação ou de disciplina. No entanto, a cultura japonesa acredita que esse traço é mais grave do que parece.
Para os japoneses, ela é considerada quase como uma "doença" que impede o ser humano de atingir seu potencial máximo, visto que o corpo é compreendido como um sistema integrado e interdependente. Ou seja, quando algo está fora de lugar, há um desequilíbrio que exige atenção.
Continua depois da publicidade
Levando esse fator a sério e buscando soluções adequadas, um método nipônico de "combate" à preguiça foi criado, envolvendo técnicas de autoconhecimento, constância e foco. O procedimento consiste em regras bem estruturadas e claras, detalhadas abaixo.
Aproveite e leia também: Adeus, faxina de sábado: o método japonês de 5 minutos que mantém a casa sempre impecável.
Continua depois da publicidade
Em japonês, a palavra 改善 (Kaizen) significa "melhora contínua". Trata-se da filosofia de não buscar a perfeição imediata ou grandes transformações de uma só vez, mas sim utilizar cada dia como uma oportunidade de desenvolvimento gradual, seja na vida pessoal ou em áreas específicas.
Sua mentalidade funciona da seguinte forma:
Em outras palavras, não importa o objetivo, o que importa é como você utiliza do seu cotidiano para atingi-lo, e se de fato, ações estão sendo realizadas para alcançá-lo.
Continua depois da publicidade
Resumidamente, a metodologia defende que pequenos passos diários são mais eficazes do que grandes atos, com o intuito de eliminar desperdícios e impulsionar o indivíduo a se tornar sua melhor versão.
Aproveite e leia também: O truque japonês de 'congelar a cama' que está salvando noites de sono no calor.