Alguns produtos são bem agressivos, principalmente para crianças, idosos e animais / Foto de Cottonbro Studio/Pexels
Continua depois da publicidade
Você já parou pra pensar que a sua casa, esse cantinho onde você se sente seguro, pode estar te deixando doente? E o pior: sem você perceber.
Alguns vilões moram ali no dia a dia, bem escondidos — e são invisíveis. Estão no cheirinho bom do ambiente, nos móveis novinhos, nos produtos de limpeza superpotentes e até naquele mofo “de leve” atrás do armário. Tudo parece inofensivo... até que não é.
Continua depois da publicidade
Velas aromáticas, difusores e sprays de ambiente, por exemplo, liberam compostos químicos que podem irritar os pulmões, causar dor de cabeça e agravar alergias. Já os produtos de limpeza com cheiro forte, como cloro, desinfetante e amônia, podem afetar o sistema respiratório com o uso frequente e sem ventilação adequada.
E tem mais: sabe aquele móvel novo, com cheiro de “madeira fresca”? Ele pode liberar formaldeído, uma substância tóxica usada em colas e acabamentos. Ah, e o mofo escondido atrás do guarda-roupa ou sob o tapete? Pode causar de rinite a crises de asma.
Continua depois da publicidade
Até os potes de plástico velhos que você aquece no micro-ondas podem soltar compostos perigosos — como o temido BPA — que afetam os hormônios do corpo.
- Ventile bem a casa, sempre que possível;
- Dê preferência a produtos de limpeza mais suaves ou naturais;
Continua depois da publicidade
- Evite velas e sprays com fragrâncias artificiais;
- Se comprar móveis novos, areje bem o ambiente nos primeiros dias;
- Fique de olho no mofo e limpe com vinagre ou bicarbonato;
Continua depois da publicidade
- Troque potes de plástico antigos por vidro, especialmente para esquentar comida;
Sua casa pode continuar cheirosa e bonita, mas sem armadilhas invisíveis para a sua saúde.