O sol a pino acontece duas vezes ao ano em regiões do país / Foto de Ramon Karolan/Pexels
Continua depois da publicidade
Você já deve ter perceido (ou não) que em alguns dias do ano parece que o sol fica tão alinhado em cima da nossa cabeça que nem vemos a nossa sombra? É como se o sol a tivesse engolido. No Havaí, Estados Unidos, isso também acontece e leva o nome de Lāhainā Noon, mas aqui no Brasil chamamos isso de "sol a pino".
O sol normalmente fica a pino em lugares que estão entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. No Brasil, por exemplo, quase todo o país está localizado aí, com exceção do extremo Sul.
Continua depois da publicidade
Manaus (AM), Belém (PA) e Macapá (AP), por serem muito próximas ao Equador, o sol a pino sempre acontece em março e setembro. Em Brasília (DF), em novembro. São Paulo (SP), por estar quase sobre o Trópico de Capricórnio, algumas áreas ainda registram o fenômeno, mas já não é visível em toda a cidade.
Assim como no Havaí, o sol a pino aqui no Brasil também acontece duas vezes ao ano, nessas regiões específicas que citamos acima e sempre a depender da latitude de cada lugar.
Continua depois da publicidade
Quanto mais próxima a região está do Equador, mais perto dos meses de março e setembro e sol a pino aparece, e quanto mais ao sul a região está, mais próximo de novembro e janeiro.
Com informações do Observatório Nacional (MCTI); BBC Brasil e IAG-USP