Diário Mais
Edição da JMJ de 2013, no Rio de Janeiro, foi a segunda maior da história, reunindo cerca de 3,7 milhões de pessoas
Jornada Mundial da Juventude, em 2013, reuniu quase 4 milhões de cristãos no Rio de Janeiro / Divulgação/JMJ
Continua depois da publicidade
Enquanto Lady Gaga atraiu 2,1 milhões de fãs em Copacabana no último sábado (3), e Madonna reuniu 1,6 milhão em 2024, foi o Papa Francisco quem protagonizou o maior encontro da história recente da praia carioca.
Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mais de 3,7 milhões de fiéis tomaram conta da orla para acompanhar a missa de encerramento do evento, transformando Copacabana em um verdadeiro altar a céu aberto.
Continua depois da publicidade
A JMJ, criada pelo Papa João Paulo II em 1985, é um encontro internacional de jovens católicos com o Papa, realizado a cada dois ou três anos em diferentes países.
A edição de 2013, no Rio de Janeiro, foi a segunda maior da história, reunindo cerca de 3,7 milhões de pessoas, ficando atrás apenas da edição de 1995, em Manila, nas Filipinas, que contou com aproximadamente 5 milhões de participantes.
Continua depois da publicidade
O evento no Rio contou com uma programação diversificada, incluindo catequeses, momentos de oração, shows e atividades culturais, culminando na missa de encerramento presidida pelo Papa Francisco.
Em sua homilia, o Pontífice - que morreu no ultimo dia 21 de abril, logo após a Páscoa - destacou a importância da juventude na construção de um mundo mais justo e solidário, incentivando os jovens a serem protagonistas de mudanças positivas em suas comunidades.
A JMJ 2013 deixou um legado significativo para o Brasil, não apenas em termos espirituais, mas também sociais e econômicos.
Continua depois da publicidade
O evento mobilizou milhares de voluntários e gerou impacto positivo no turismo e na economia local, além de fortalecer a presença da Igreja Católica entre os jovens brasileiros.
Este ano, durante o grande show de Lady Gaga na praia de Copacabana, a polícia precisou "correr contra o tempo" para desarmar um esquema de terrorismo.
Com a presença de 3,7 milhões de pessoas, a JMJ no Rio de Janeiro superou os recordes de público de shows recentes na mesma praia, consolidando-se como um dos maiores eventos já realizados no país e reafirmando a força da fé e da juventude na promoção de um mundo mais fraterno.
Continua depois da publicidade