Idosa praticando exercícios físicos em uma academia de bairro / Foto ilustrativa / Imagem gerada por IA/Gemini
Continua depois da publicidade
Mary Coroneos, uma centenária vibrante, celebrou seus 100 anos fazendo o que mais ama: malhando na academia. Apelidada de "a prefeita do ginásio", ela não apenas apareceu para uma foto, mas completou sua rotina de exercícios com a mesma energia que inspira colegas de todas as idades. A academia, para ela, é o seu segundo lar, um espaço de atividade e conexão social.
Seus hábitos alimentares são tão consistentes quanto seus treinos e priorizam a moderação. Mary afirma que não exagera na comida e não bebe álcool. O café da manhã é simples: geralmente dois ovos com manteiga e chá. Para o almoço, ela costuma tomar sopa de frango e legumes. O jantar é sempre "o que a Athena (sua filha) preparar", garantindo refeições nutritivas.
Continua depois da publicidade
Ela até come carne vermelha, mas poucas vezes no mês, e tem o frango como sua proteína favorita e que "não abre mão". Frutos do mar também são bem vindos, assim como a ingestão diária de muita água. Mas o que Mary evita mesmo são produtos industrializados e as típicas "comidas rápidas" de micro-ondas.
Apesar da disciplina, Mary não se priva dos prazeres da vida. Ela acredita que a moderação é a chave, e não uma rigidez excessiva. Por isso, ela se permite desfrutar de guloseimas ocasionalmente, sendo seus favoritos o sorvete e o root beer float. Ela também consome alguns suplementos diariamente, como cálcio, vitamina C, D3, cranberry e ginkgo biloba.
Continua depois da publicidade
Sua rotina de exercícios, coordenada por dois treinadores, foca em força, mobilidade e equilíbrio. Ela utiliza pesos leves, faixas de resistência, bicicleta reclinada (cardio) e até mesmo empurra um trenó com peso. O exercício 'sentar e levantar', crucial para a força da parte inferior do corpo, é um dos seus movimentos preferidos, reforçando sua principal dica de longevidade: "Apenas continue se movendo, pise com cuidado e olhe para onde está indo."
Mary mantém a mente tão ativa quanto o corpo, lendo dois jornais diariamente. Ela também valoriza o convívio social, mantendo-se conectada com a comunidade e os mais jovens, em vez de frequentar centros para idosos. Segundo sua filha, essa combinação de atividade física, alimentação simples, curiosidade e fortes laços sociais é o verdadeiro segredo para uma vida longa e alegre.
Continua depois da publicidade