Das espécies Psychoda alternata, P. cinerea, P. satchelli ou Telmatoscopus albipunctatus, ter muitos desses bichinhos voando pode indicar problemas no ambiente. / Reprodução
Continua depois da publicidade
As famosas "mosquinhas do banheiro", também conhecidas como "moscas do ralo", já apareceram, ou ainda aparecem, na casa de muita gente.
Elas pertencem a espécies como Psychoda alternata, P. cinerea, P. satchelli ou Telmatoscopus albipunctatus. Quando surgem em grande quantidade, esses insetos podem ser um sinal de que há algo errado no ambiente.
Continua depois da publicidade
Essas moscas se alimentam de resíduos orgânicos microscópicos, como células mortas da pele, fios de cabelo, pelos e até fungos que crescem em locais úmidos e mal higienizados.
Aproveitando o assunto, descubra 2 temperos que você pode colocar no lixo para espantar as moscas.
Continua depois da publicidade
Apesar de não representarem risco direto à saúde, o excesso delas pode indicar que o banheiro precisa de uma limpeza mais cuidadosa. Além disso, ambientes assim podem atrair outros insetos menos inofensivos.
De hábitos noturnos, essas mosquinhas têm no máximo 3 mm de comprimento. Seu corpo é coberto por cerdas, o que lhes dá uma aparência felpuda, parecida com a de uma mini mariposa. A coloração varia entre marrom claro, marrom escuro e cinza.
A primeira delas é a de secar o chão totalmente após o banho. Esses insetos adoram a umidade do ambiente e os fungos que ali possam surgir.
Continua depois da publicidade
Outro ponto importante é o de lavar os ralos com uma escovinha pelo menos uma vez por semana com água sanitária, e inibir possíveis infiltrações de canos, chuveiro, partes da pia etc.
Adeus, moscas! O 'truque da vovó' que viralizou para acabar com os insetos
Foque a limpeza nos locais onde essa mosca gosta de se proliferar: canaletas dos boxes junto ao piso, ralos, frestas e qualquer cantinho que possa permitir o acúmulo de água ou de umidade.
Continua depois da publicidade
Use água sanitária ou desinfetantes potentes no banheiro. Mas, lembre-se: abra a porta e a janela do local enquanto estiver fazendo a limpeza, evitando a aspiração direta do cheiro forte desses produtos.
Nunca limpe um banheiro com água sanitária ou cloro se ele não tiver algum ponto de ventilação, como janelas e portas, e use esses produtos, especificamente, diluídos com água.
*Com informações do Uol, ABEA e Instituto Biológico
Continua depois da publicidade