Diário Mais
No domingo (8) e na segunda-feira (9), a instabilidade se intensifica, com previsão de chuvas mais abrangentes e acumulados significativos
As equipes da Defesa Civil de Mongaguá permanecem em monitoramento contínuo / Matheus Santana
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil de Mongaguá realizou, nesta sexta-feira (6), uma reunião de alinhamento com o Sistema Estadual de Defesa Civil diante da previsão de chuvas intensas para o fim de semana, entre sábado (7) e segunda-feira (9), na Baixada Santista.
O encontro teve como objetivo acompanhar a evolução das condições meteorológicas e definir estratégias preventivas e de resposta rápida, considerando o aumento do risco de ocorrências provocadas pelos elevados volumes de chuva previstos para a região.
Continua depois da publicidade
Segundo o Boletim Meteorológico Especial, a combinação de uma frente fria próxima ao Estado de São Paulo com um corredor de umidade vindo da Amazônia deve favorecer a ocorrência de pancadas de chuva frequentes e persistentes, que podem variar de moderadas a fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Mongaguá une forças para apoiar famílias em recuperação após fortes chuvas
Continua depois da publicidade
Neste sábado (7), o tempo deve apresentar sol entre nuvens no início do dia, com aumento da nebulosidade ao longo das horas. Já no domingo (8) e na segunda-feira (9), a instabilidade se intensifica, com previsão de chuvas mais abrangentes e acumulados significativos.
Com o solo já encharcado em razão das precipitações recentes, o município entra em estado de atenção para riscos de alagamentos, enxurradas, transbordamento de córregos e instabilidades em encostas, sobretudo em áreas mais vulneráveis.
As equipes da Defesa Civil de Mongaguá permanecem em monitoramento contínuo e com planos de ação definidos para garantir a segurança da população e reduzir possíveis impactos.
Continua depois da publicidade
A orientação é que moradores evitem áreas de risco, acompanhem os alertas oficiais e fiquem atentos aos comunicados da Prefeitura. Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.