Entenda o que é fato e o que é mito quando o assunto é cuidar do seu carro ou moto. / Freepik
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A manutenção preventiva de veículos é essencial para garantir segurança, desempenho e economia. No entanto, há muitos mitos populares que circulam entre motoristas e motociclistas, nem todos verdadeiros.
Pensando nisso, o Diário preparou este texto para esclarecer o que é verdade e o que é mito quando o assunto é cuidar do seu carro ou moto
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Mito.
Trocar o óleo do motor antes da recomendação do fabricante geralmente não traz benefícios significativos. Pode, na verdade, representar desperdício de dinheiro.
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Os lubrificantes modernos são desenvolvidos para manter suas propriedades por toda a vida útil prevista no manual do veículo. O ideal é seguir o intervalo indicado, considerando também o tipo de uso (urbano, estrada, severo).
Parcialmente verdade.
Em veículos mais antigos, com carburador, esse hábito era recomendado. Nos modelos atuais, com injeção eletrônica, não há necessidade de esperar minutos com o motor ligado.
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Basta ligar e aguardar alguns segundos antes de sair em movimento moderado, permitindo que o motor atinja a temperatura ideal em uso normal.
Verdade.
Lavar o motor com água pressurizada pode causar problemas sérios, como curto-circuitos e falhas nos sensores eletrônicos.
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A limpeza do motor deve ser feita com cuidado, preferencialmente a seco ou com produtos específicos e por profissionais especializados.
Verdade.
Circular constantemente com o tanque quase vazio pode causar danos à bomba de combustível e aumentar o risco de impurezas do fundo do tanque serem aspiradas. Isso vale tanto para carros quanto para motos.
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O ideal é manter o nível sempre acima de 1/4 do tanque.
Mito.
Apesar de ter dois pneus, a moto desgasta os pneus proporcionalmente mais rápido do que um carro. Isso ocorre devido ao peso concentrado, inclinação nas curvas e contato reduzido com o solo.
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A durabilidade depende do estilo de pilotagem, qualidade do pneu e das condições das vias.
Verdade.
O filtro de ar limpo permite melhor fluxo de ar para o motor, o que pode melhorar a combustão, desempenho e até reduzir o consumo de combustível.
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Ignorar a substituição periódica pode sufocar o motor e afetar a potência, especialmente em motos de baixa cilindrada.
Parcialmente verdade.
Os aditivos presentes nos combustíveis ajudam a manter limpas as válvulas e bicos injetores, mas não fazem uma "limpeza profunda" como muitos acreditam.
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Para veículos que já estão com sujeira acumulada, pode não ser suficiente. No entanto, o uso contínuo ajuda a prevenir o acúmulo de resíduos.
Verdade, com ressalvas.
Dirigir com marchas altas em rotação baixa pode sim economizar combustível, mas é preciso atenção para não forçar o motor.
Se o giro estiver muito abaixo do ideal, o motor trabalha com esforço e o consumo pode aumentar. O segredo está no equilíbrio.
Mito.
Embora tenham menos componentes móveis que os modelos a combustão, carros e motos elétricas também exigem manutenção. Itens como pneus, suspensão, sistema de freios e fluidos ainda precisam de revisões regulares.
A diferença está na ausência de trocas de óleo e componentes do motor tradicional.
A manutenção correta do veículo não depende apenas de boas intenções, mas de informação confiável.
Seguir as recomendações do fabricante e desconfiar de "dicas populares" é a melhor forma de prolongar a vida útil do carro ou da moto e evitar dores de cabeça. Ao menor sinal de dúvida, a visita ao mecânico de confiança continua sendo o melhor caminho.