13 de Setembro de 2024 • 11:51
É utilizado numa ampla gama de aplicações, desde revestimentos de pisos e de bancadas / Divulgação
A Mineradora de Ubatuba (MSU) reiniciou a extração e a comercialização do Granito Verde de Ubatuba, pedra ornamental de prestígio que une beleza e durabilidade. A pedra, ícone da geologia brasileira, é encontrada exclusivamente em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.
O granito verde é conhecido por sua cor verde profunda, um tom escuro quase homogêneo. Sem anisotropias, ele é muito mais resistente do que as rochas que têm movimento, ou seja, aquelas que tem mais variações em seus tons e em suas veias.
É utilizado numa ampla gama de aplicações, desde revestimentos de pisos e de bancadas até monumentos e esculturas. Sua resistência duradoura faz dele uma escolha preferida para projetos arquitetônicos de alto padrão.
O minério foi descoberto de forma acidental na década de 1960, quando os trabalhadores de uma pedreira local encontraram um material que chamou a atenção. Após testes, foi identificado que a pedra também existe na Costa do Marfim. A descoberta transformou para sempre a economia da cidade.
A inatividade das jazidas fez com que outras regiões do Brasil também explorassem a possibilidade. Esse é o caso do Espírito Santos e Bahia que aproveitaram o tesouro ubatubense para comerciar pedra similares, mas de qualidade inferior.
Com características únicas, como a ausência de movimentos de granulações e resistência acima da média, faz o granito verde de Ubatuba especial.
Cotidiano
Município está disponibilizando 200 vagas
Peruíbe
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP