Diário Mais

Metrô mais movimentado do Brasil esconde estações que você jamais pode acessar

Milhões de pessoas passam por elas todos os dias sem notá-las

Jeferson Marques

Publicado em 04/06/2025 às 13:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Metrô de São Paulo, o mais movimentado do país / Rovena Rosa/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

O Metrô de São Paulo é considerado um maiores (e deve aumentar ainda mais, em breve), melhores e mais movimentados do mundo, apesar de alguns usuários reclamarem de um problema ali e outro aqui. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que ele "esconde" algumas "estações fantasmas" que você jamais podserá entrar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A história das "estações fantasmas" do Metrô de São Paulo nos faz voltar até o ano de 1960, quando os primeiros projetos de linhas e itinerários eram feitos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Passageiro morre esmagado em porta do metrô de São Paulo

• Mega estação de trem e metrô terá investimento de R$ 1,1 bilhão e conectará SP

• Gigante chinesa vence disputa bilionária e metrô de São Paulo terá expansão

Com o tempo, muitas dessas obras não foram terminadas, dando lugar a outras, e esses túneis e trilhos acabaram ficando "escondidos" dos usuários em geral.

Veja algumas estações:

Estação Pedro II

Na Linha 3-Vermelha, sentido Itaquera-Barra Funda, todos conhecem a estação Pedro II. Porém, o que a maioria dos usuários não sabe é que ela deveria abraçar, também, a hoje Linha 4-Amarela, mas este projeto foi deixado de canto. O que existe hoje no lugar, que deveria estar lotado de passageiros diariamente, é apenas uma "plataforma de embarque fantasma", que é utilizada como depósito.

Continua depois da publicidade

Ramal Moema

Na Estação Paraíso, hoje, deveria existir a Ramal Moema. O projeto inicial visava ligar a Linha 1-Azul e 2-Verde até moema, com os trilhos passando paralelos à Avenida 23 de Maio. Cerca de 200 metros do ramal já haviam sido construídos, mas o que se vê hoje é apenas um túnel fantasma.

Estação República

Durante o governo Paulo Maluf foram erguidas 3 plataformas da Estação República. Porém, elas foram "esquecidas" em 1938, se tornando "estações fantasmas" até o ano de 2004, quando foram demolidas, dando lugar a, hoje, Estação da Linha 4-Amarela.

Você já tinha notado sinais dessas estações secretas quando passou pelo metrô paulista?

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software