Diário Mais
A curiosa amizade entre Theo e o sapo Sr. Toad conquistou a internet ao mostrar como o cuidado com a natureza pode inspirar afeto, aprendizado e imaginação dentro de casa
Theo observa atentamente o sapo Sr. Toad em seu pequeno abrigo no jardim, uma amizade que uniu curiosidade infantil e amor pela natureza / Reprodução Blog/The Regular Folks
Continua depois da publicidade
Sabemos que crianças se divertem com coisas simples, mas quando Sara Ann Sutton, da Carolina do Norte nos Estados Unidos, mostrou ao seu filho seu mais novo amigo dentro do buraco de uma árvore.
Um menino chamado Theo e seu, agora, inseparável sapo, o Sr. Toad, conquistaram a internet com sua amizade após a história ser compartilhada pelo portal Geobeats Animals em 18 de setembro. Veja o vídeo viral:
Continua depois da publicidade
Tudo começou quando o cachorro da família correu até a árvore do jardim e ficou farejando dentro de um buraco, isso em 2019, assim que o casal, ainda sem filhos, se mudou. Ali vivia o Sr. Toad, um pequeno sapo que havia escolhido aquele cantinho como abrigo.
Em 2024 Sara lembrou do anfíbio e decidiu mostrar ao pequeno Theo, que se encantou com a descoberta, que rapidamente o acolheu, e agora o Sr. Toad faz parte do cotidiano da família. Incentivando a curiosidade do filho e criando um ambiente mais confortável para o animal.
Continua depois da publicidade
Juntos, Theo e sua família construíram uma pequena “casa” ao redor do buraco onde vive o Sr. Toad, com uma piscina improvisada, plantas nativas e até luzes de fadas que atraem insetos para o sapo se alimentar. O abrigo passou por várias reformas e ganhou decorações criativas ao longo do tempo, veja algumas:
Para alimentar a imaginação do filho, a mãe escreve cartas como se fossem enviadas pelo Sr. Toad. Nelas, o sapo agradece as decorações e chama Theo de amigo. O pai também participa, dando voz ao anfíbio como se fosse um velho professor sábio.
“Ele sempre volta para o buraco, mas parece nos observar. Às vezes, surge de repente, como se respondesse ao chamado de Theo”, contou a mãe, ao relatar a conexão especial entre o menino e o sapo.
Continua depois da publicidade
Mesmo com toda a fantasia, a família reforça o cuidado e o respeito ao animal. Theo aprendeu que não deve tocá-lo nem pegá-lo no colo, apenas observar e admirar de longe. A regra ensina sobre convivência responsável e desperta empatia, paciência e senso de cuidado.
Sapos como o Sr. Toad vivem em ambientes úmidos e se alimentam de insetos. Durante o inverno, entram em hibernação para se proteger do frio, e foi exatamente o que aconteceu com o amigo de Theo. Seu sumiço deixou a família apreensiva, mas o retorno no verão trouxe alívio e alegria.
Conheça o verme exótico do Vietnã, que vira dois quando cortado, é encontrado no litoral de SP.
Continua depois da publicidade
A amizade com o sapo transformou o jardim em uma verdadeira sala de aula a céu aberto. Theo passou a aprender sobre os ciclos da natureza, biodiversidade e respeito aos animais. As cartas e as decorações também estimulam sua criatividade, imaginação e gosto pela leitura.
Para a mãe, o mais bonito é ver o entusiasmo do filho diante das pequenas descobertas. “É algo que ele olha todos os dias. Ele acorda animado para ver se o Sr. Toad está lá. Essa rotina se tornou especial para todos nós”, contou ao Geobeats Animals.
Além disso, Sara e Theo começaram a construir outros espaços para atrair mais sapos, fazendo a família inteira aprender mais sobre a espécie. A meta deles foi atingida e durante o verão encontraram mais amigos para Toad.
Continua depois da publicidade
A empolgação foi tanta que Sara e Theo criaram novos espaços para atrair outros sapos. O plano deu certo: durante o verão, o jardim recebeu novos visitantes. Um deles, apelidado de Rocky Balboa, apareceu em abril. Quando o Sr. Toad retornou da hibernação, estava acompanhado, Theo diz que são a esposa e filho.
Hoje, o menino segue cuidando do cantinho do Sr. Toad, trocando enfeites e inventando novas histórias. O sapo, por sua vez, parece cada vez mais à vontade e já é parte inseparável da rotina e da imaginação da família.