A maioria das marcas possuíam tênis nas cores azul marinho / Reprodução/Youtube
Continua depois da publicidade
O cenário esportivo brasileiro durante a década de 1980 era dominado por marcas nacionais de tênis que se tornaram ícones culturais. Entre elas, destacavam-se a Rainha, Montreal, Kichute e Bamba, cujas características facilmente conquistaram o público.
Entretanto, com o passar dos anos, muitas delas começaram a desaparecer, à medida que cresciam as concorrentes internacionais. Porém, algumas estão, aos poucos, retornando às lojas.
Continua depois da publicidade
Confira a relação abaixo:
Lançado em 1970 pela Alpargatas, o Kichute logo se tornou um sucesso entre os brasileiros, principalmente após o tricampeonato da seleção brasileira de futebol.
Continua depois da publicidade
Com um design firme, contendo um solado de borracha e cadarços longos, era muito usado pelos jovens durante partidas de futebol e também para ir à escola.
Em seu auge, chegaram a ser comercializados nove milhões de pares por ano, consolidando-se como um dos calçados mais famosos do Brasil. Porém, no início dos anos 2000, a marca já não estava mais tão presente no mercado.
Em 2022, o Grupo Alexandria anunciou planos para relançar o Kichute como uma marca digital, mas, até o presente momento, não houve mais atualizações sobre possíveis vendas.
Continua depois da publicidade
Também da Alpargatas, foi disponibilizado um pouco depois do Conga e inspirou-se no design dos tênis All Star americanos.
Feito de lona e solado de borracha, o Bamba era conhecido por sua versatilidade e variedade de cores, sendo usado por meninos e meninas.
Assim como o Kichute, perdeu destaque com o crescimento da concorrência no início dos anos 1990. Entretanto, nos anos 2000, o Bamba voltou ao mercado com novas cores e formatos, aproveitando a tendência retrô.
Continua depois da publicidade
Coincidentemente, o Grupo Alexandria também anunciou que faria um retrofit do Bamba, mas, até o encerramento desta publicação, ele ainda não foi lançado no mercado.
Criada em 1934 pela Saad & Cia, a marca Rainha foi comprada pela Alpargatas em 1978, momento em que passou a focar na produção de calçados esportivos em grande escala.
Usufruindo da tecnologia de autoclave, a Rainha inovou na manufatura de tênis, tornando-se a primeira marca esportiva a fechar contrato de patrocínio com uma equipe, a Pirelli.
Continua depois da publicidade
Inclusive, foi importante para ajudar na profissionalização do vôlei no Brasil, consolidando a Rainha como um símbolo esportivo da década de 1980.
A marca foi comprada pela BR Sports, do Grupo Sforza, em 2015. Atualmente, continua com operações online e lojas físicas em São Paulo e Minas Gerais.
Com presença no programa "Domingo no Parque", apresentado por Silvio Santos, a Montreal foi um dos destaques dos anos 1980.
Continua depois da publicidade
Na atração, as crianças participavam de brincadeiras que valiam prêmios, entre eles os tênis Montreal, o que aumentava a visibilidade e o desejo pelo produto.
Com o tempo, a marca foi vendida e passou a focar sua produção em Nova Serrana, Minas Gerais. Porém, a empresa teve dificuldades para se manter no mercado.
Atualmente, as redes sociais da empresa não contam com atualizações recentes, e o site do grupo permanece fora do ar.
Continua depois da publicidade