Localizado no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, o Cine 9 de Abril é o maior cinema do Brasil e da América Latina. / Divulgação
Continua depois da publicidade
Localizado no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, o Cine 9 de Abril é o maior cinema do Brasil e da América Latina. Com capacidade para 1.505 pessoas distribuídas em dois andares, o complexo segue o modelo de cinema de rua, à semelhança do icônico Roxy 5, em Santos.
Inaugurado em 27 de fevereiro de 1959, o Cine 9 de Abril foi projetado pelos arquitetos Ricardo Tommasi e Glauco Couto de Oliveira, com inspiração na Escola Modernista. A proposta era quebrar padrões tradicionais da arte e arquitetura, incorporando mais identidade nacional e ousadia cultural às formas e espaços do cinema.
Continua depois da publicidade
Durante décadas, o local foi considerado o cinema mais luxuoso do Brasil e se tornou um verdadeiro cartão postal do estado, atraindo milhares de pessoas da alta sociedade diariamente.
A partir dos anos 80, o Cine 9 de Abril começou a enfrentar dificuldades financeiras que se agravaram nos anos 90. O surgimento de cinemas dentro de shoppings, aliado ao crescimento da pirataria e à limitação de programação de uma única grande sala, reduziu sua popularidade.
Continua depois da publicidade
Para manter o funcionamento, o complexo passou a receber espetáculos de teatro, música e dança, diversificando sua oferta cultural e garantindo a sobrevivência do local.
Maior shopping do Brasil tem quase 600 lojas e estacionamento gratuito
Hoje, o Cine 9 de Abril é um patrimônio tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e é o maior imóvel tombado no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Embora tenha perdido parte do glamour do passado, continua bem preservado, com adaptações modernas que garantem conforto e segurança aos visitantes.
O cinema mantém sua relevância cultural, atraindo público em datas de eventos especiais e apresentações, reforçando sua história e importância na memória cultural do estado.