O gigantesco Cine 9 de Abril, no Rio de Janeiro / Imagem ilustrativa / Imagem gerada por IA/ChatGPT
Continua depois da publicidade
O maior cinema do Brasil - e da América Latina - está no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e atende pelo nome de Cine 9 de Abril. E o complexo é monstruoso: são dois andares e sala com capacidade para 1.505 pessoas. Sim, estamos falando de um cinema de rua, assim como é o Roxy 5, em Santos.
O lugar foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1959 e projetado por Ricardo Tommasi e Glauco Couto de Oliveira, com inspiração na Escola Modernista (quebra das regras que eram padrões na arte e literatura para implementar mais nacionalidade e ousadia cultural em seus formatos e formas).
Continua depois da publicidade
Durante muitos anos foi considerado o cinema mais luxuoso do Brasil e um cartão postal do estado, recebendo diariamente milhares de pessoas da alta sociedade.
Em meados dos anos 90 o Cine 9 de Abril enfrentou uma séria crise financeira já iniciada nos anos 80.
Continua depois da publicidade
Com o surgimento dos cinemas dentro de shoppings e o aumento da pirataria (na época o início dos DVD´s, anos 90), sua popularidade foi caindo, sem contar que, por ter apenas uma gigantesca sala, as opções de filmes e horários de exibição não eram tão flexíveis quanto aos cinemas dos shoppings.
Como alternativa para não depender apenas do pouco dinheiro que entrava com a venda de ingressos e pipoca, o lugar passou a abraçar, também, espetáculos teatrais, de música e de dança, o que fez o seu caixa começar a respirar novamente.
Hoje o Cine 9 de Abril é um patrimônio tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), sendo ainda o maior imóvel a ser tombado no Rio de Janeiro, mas seu glamour de antigamente não existe mais, mesmo ainda sendo bem frequentado em datas específicas de eventos e apresentações.
Continua depois da publicidade
Mas é preciso deixar claro que o local continua bem cuidado e sofreu adaptações de modernização, e não se trata de um prédio velho caindo aos pedaços.
Veja abaixo um vídeo falando sobre a retomada do cinema:
Continua depois da publicidade