Diário Mais

Maior cinema do Brasil fica fora de shopping e tem sala para mais de 1.500 pessoas

Mas o local não sobrevive, hoje, apenas de ingressos e pipocas

Jeferson Marques

Publicado em 19/08/2025 às 13:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O gigantesco Cine 9 de Abril, no Rio de Janeiro / Imagem ilustrativa / Imagem gerada por IA/ChatGPT

Continua depois da publicidade

O maior cinema do Brasil - e da América Latina - está no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e atende pelo nome de Cine 9 de Abril. E o complexo é monstruoso: são dois andares e sala com capacidade para 1.505 pessoas. Sim, estamos falando de um cinema de rua, assim como é o Roxy 5, em Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O lugar foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1959 e projetado por Ricardo Tommasi e Glauco Couto de Oliveira, com inspiração na Escola Modernista (quebra das regras que eram padrões na arte e literatura para implementar mais nacionalidade e ousadia cultural em seus formatos e formas).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 'Semana do Cinema' promete ingressos mais baratos que um pão de queijo no aeroporto

Durante muitos anos foi considerado o cinema mais luxuoso do Brasil e um cartão postal do estado, recebendo diariamente milhares de pessoas da alta sociedade.

Declínio

Em meados dos anos 90 o Cine 9 de Abril enfrentou uma séria crise financeira já iniciada nos anos 80.

Continua depois da publicidade

Com o surgimento dos cinemas dentro de shoppings e o aumento da pirataria (na época o início dos DVD´s, anos 90), sua popularidade foi caindo, sem contar que, por ter apenas uma gigantesca sala, as opções de filmes e horários de exibição não eram tão flexíveis quanto aos cinemas dos shoppings.

Como alternativa para não depender apenas do pouco dinheiro que entrava com a venda de ingressos e pipoca, o lugar passou a abraçar, também, espetáculos teatrais, de música e de dança, o que fez o seu caixa começar a respirar novamente.

Hoje o Cine 9 de Abril é um patrimônio tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), sendo ainda o maior imóvel a ser tombado no Rio de Janeiro, mas seu glamour de antigamente não existe mais, mesmo ainda sendo bem frequentado em datas específicas de eventos e apresentações.

Continua depois da publicidade

Mas é preciso deixar claro que o local continua bem cuidado e sofreu adaptações de modernização, e não se trata de um prédio velho caindo aos pedaços.

Veja abaixo um vídeo falando sobre a retomada do cinema:

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software