A Praia da Saudade fica em frente a Boca da Barra, formada pelo encontro das águas do rio Itanhaém com o mar / Nayara Martins
Continua depois da publicidade
Para quem quer sossego e tranquilidade um local ideal é a Praia da Saudade, em Itanhaém, no Litoral de São Paulo. Ela está localizada aos pés do Morro do Sapucaitava, e pode ser acessada apenas por meio da trilha do Morro Sapucaitava.
Trata-se de uma praia fluvial, na desembocadura do Rio Itanhaém que serve de abrigo para as gaivotas e é protegida pelas formações rochosas, como a Pedra do Carioca e o costão do morro.
Continua depois da publicidade
A Pedra do Carioca é um dos locais escolhidos pelos amantes da pesca amadora. Porém, é preciso estar atento às condições da maré e do tempo.
A Praia da Saudade fica em frente a Boca da Barra, formada pelo encontro das águas do rio Itanhaém com o mar. O cenário formado pela Praia da Saudade e a Alameda Emídio de Souza é considerado uma das mais belas paisagens de Itanhaém.
Continua depois da publicidade
A Boca da Barra, por não ter ondas, é ideal para a prática de esportes como stand up, kitesurf, wakeboard, caiaque e passeio com moto aquática. Outras opções de lazer disponíveis são o passeio de barco e de banana boat. Além disso, é considerada ótima para a pesca amadora e atrai banhistas o ano todo.
A trilha do Morro do Sapucaitava é um dos passeios mais procurados por turistas e moradores. Essa trilha dá acesso a locais interessantes como a Praia da Saudade e dois mirantes, de onde se tem um belo visual da Praia dos Pescadores e da costa marítima.
A trilha é considerada de fácil acesso e o trajeto pode ser feito em cerca de meia hora, a partir da entrada no Caminho Público Francisco Pugliese Júnior, ao lado do Iate Clube de Itanhaém.
Continua depois da publicidade
Em junho de 2023, a prefeitura de Itanhaém fez obras de recuperação no Caminho Público Francisco Pugliese Júnior e no trajeto da trilha do Sapucaitava. Toda a estrutura antiga foi demolida e um novo mirante foi instalado na Pedra da Espia.
Há ainda uma estátua no caminho da trilha - a de São Francisco de Assis, que foi confeccionada pelo ambientalista Ernesto Zwarg, nos anos 1990.
Declarada de utilidade pública em 15 de março de 1962, a trilha mantém-se em boas condições com diversas espécies da mata nativa.
Continua depois da publicidade
O acesso pode ser feito a partir do Centro no sentido à ponte Sertório Domiciano e seguir pela rua Miguel Simões Dias (antiga rua Sebastião das Dores), na Prainha dos Pescadores. A entrada é feita pelo Caminho Público Francisco Pugliese, ao lado do Iate Clube.
Para chegar em Itanhaém, o visitante que vem de São Paulo deve acessar a rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no sentido de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo.