Diário Mais
Inaugurada em 1974, a estrada é um marco da engenharia mundial, mas além do asfalto e do concreto, ela carrega nomes que contam a história do Brasil
Certamente você já passou pelos 15 túneis da Rodovia dos Imigrantes / Divulgação/Ecovias
Continua depois da publicidade
Se você costuma descer para o litoral de São Paulo, certamente já passou pelos 15 túneis da Rodovia dos Imigrantes.
Inaugurada em 1974, a estrada é um marco da engenharia mundial, mas além do asfalto e do concreto, ela carrega nomes que contam a história do Brasil.
Continua depois da publicidade
De vozes marcantes do rádio a engenheiros visionários, cada túnel homenageia uma personalidade. Confira quem são os donos das placas que você vê pelo caminho:
Túnel Luciano do Valle (Km 46,9): Uma das maiores vozes do esporte brasileiro. Luciano foi locutor, apresentador e o grande responsável por popularizar diversas modalidades esportivas na TV.
Continua depois da publicidade
Túnel Wilson Fittipaldi (Km 50,7): Conhecido como "Barão", foi um mestre da locução na Rádio Jovem Pan e um grande incentivador do automobilismo nacional.
Túnel Joelmir Beting (Km 52,7): O homem que traduziu a economia para o povo. Jornalista e sociólogo, é pai do também comentarista Mauro Beting.
Túnel Jair Rodrigues (Km 47,2): O eterno sorriso do samba. Considerado por muitos o precursor do rap no Brasil com o sucesso "Deixa isso pra lá".
Continua depois da publicidade
Túnel Plínio Marcos (Km 53,1): Santista raiz, foi um dramaturgo e jornalista que deu voz aos marginalizados em suas peças durante o regime militar.
Túnel Dr. Fauze Carlos (Km 54,4): Médico e político, ele também brilhou na era de ouro do rádio paulista como apresentador e ator.
Túnel Eng. Valdomiro Zarzur (Km 46,6): O nome por trás do Mirante do Vale (Palácio Zarzur e Kogan), que por décadas foi o prédio mais alto do Brasil.
Continua depois da publicidade
Túnel Francesco Grosso (Km 53,1): Italiano radicado no Brasil, foi o responsável pelo desafio técnico de construir o gasoduto e o oleoduto da Serra do Mar.
Túnel Firmino Rocha de Freitas (Km 48,7): Engenheiro de destaque e ex-presidente da Abinee, liderou a indústria elétrica em tempos de transição econômica.
Túnel José Geraldo Rodrigues de Alckmin (Km 50,9): Jurista e ex-ministro do STF. Curiosidade: ele era tio do atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Continua depois da publicidade
Túnel Israel Dias Novaes (Km 53,9): Escritor e político, foi peça-chave na redação de grandes jornais como o "Correio Paulistano".
Túnel Dr. Tuffique Mattar (Km 49,6): Um profissional multifacetado que atuou como médico, engenheiro químico e sanitarista.
Túnel Irineu Meireles (Km 47,5): Jornalista fundador do "A Voz do Litoral" e figura influente na política de Caraguatatuba.
Continua depois da publicidade
Túnel Alexandre Chafic Maluf (Km 48): Administrador que consolidou os negócios de sua família e teve papel relevante no setor empresarial paulista.
Túnel Irmão Mário Proietti (Km 48,9): Teve uma trajetória inspiradora, começando como auxiliar de farmácia até se tornar um grande gerente do setor têxtil.