10 de Outubro de 2024 • 04:37
Diário Mais
A tecnologia está em testes e prestes a ser homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
Radar que multa veículos barulhentos está funcionando/Foto apenas ilustrativa / Rovena Rosa/Agência Brasil
Chamada de "radar do barulho", a nova tecnologia chegou ao Brasil há pouco tempo e, desde setembro de 2023 está em funcionamento em Curitiba, no Paraná, colhendo dados de veículos que estão fazendo muito barulho e incomodando o sossego de muitas pessoas.
O novo equipamento foi instalado junto a um outro de fiscalização eletrônica de velocidade em um trecho da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã.
Por hora o novo radar não pode multar, já que ainda precisa da homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Todavia, o trâmite para isso já está em andamento.
O que ele faz, enquanto não multa, é levantar dados de veículos muito barulhentos e armazená-los, dando assim condições de estudos e de ações que visem minimizar o transtorno através da conscientização.
A Prefeitura de Curitiba disse que o novo radar está ajustado para captar barulhos de veículos - inclusive motos - acima de 90 decibéis.
Cotidiano
Deputados estaduais aprovaram ontem o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a firmar uma parceria-público-privada para a obra, que deve custar R$ 6 bi
Cotidiano
A lista de benefícios é vasta, mas dois têm bastante destaque e garantem muita ajuda para quem realmente precisa