Diário Mais
Para quem deseja fazer uma viagem de inverno sem gastar muito, esta cidade na Serra da Mantiqueira é o destino ideal
Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira / Wikipédia/Denizelucinda
Continua depois da publicidade
Se você está em busca de um passeio mais acessível, para um lugar tranquilo, com paisagens montanhosas e belezas naturais, visite Santo Antônio do Pinhal, a apenas duas horas da capital paulista.
Frequentemente comparada a Campos do Jordão — que fica a apenas 29 km de distância —, Santo Antônio do Pinhal possui atrativos próprios que encantam quem deseja passar um fim de semana relaxante.
Continua depois da publicidade
Com clima ameno, ar puro, montanhas e rica cultura, o município está localizado na Serra da Mantiqueira e atrai cada vez mais turistas em busca de natureza e tranquilidade.
Em Santo Antônio do Pinhal, é possível visitar o Pico Agudo, um dos pontos mais altos da serra, com mais de 1.600 metros de altitude. De lá, os visitantes têm uma vista panorâmica privilegiada e podem avistar até mesmo a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí.
Continua depois da publicidade
Confira "Cidade Coração" de SP, que fica no interior do estado com turismo radical. Saiba mais.
Menos badalada que Campos do Jordão, mas igualmente charmosa, a cidade oferece diversas opções de passeios por pontos turísticos. Além disso, foi reconhecida como estância climática pelo estado de São Paulo.
A alta temporada é durante o inverno — a época ideal para aproveitar hotéis com lareiras e o clima frio característico da região.
Continua depois da publicidade
Além do Pico Agudo, confira outros pontos turísticos que valem a visita:
Espaço acolhedor e ideal para relaxar, homenageia a imigração japonesa com jardins típicos. Aos fins de semana, barracas de artesanato ocupam o local, justificando o nome da praça.
É também um dos principais locais onde se encontram obras da artista Odette Eid, espalhadas por toda a cidade, formando um verdadeiro museu a céu aberto.
Continua depois da publicidade
Situado em uma das regiões mais altas da cidade, a mais de 1.100 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica incrível da região — perfeito para contemplar a natureza.
No alto da Serra da Mantiqueira, esse mirante proporciona uma vista espetacular do Vale do Paraíba.
A estação ferroviária é um importante marco histórico, conectando Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão em um charmoso passeio de trem turístico.
Perfeita para quem busca contato direto com a natureza, essa cachoeira é ideal para momentos de paz, respirando o ar puro da Mantiqueira e aproveitando a hospitalidade local.
Continua depois da publicidade
A história da igreja começa em 1836, com a construção de uma capela no local. A estrutura atual foi inaugurada em 1929 e ainda preserva o teto original e trechos das paredes de taipa, mantendo elementos históricos e arquitetônicos valiosos.
O Diário já contou sobre cidade do interior que abriga maior feira de joias folheadas e bijuterias de Brasil. Veja detalhes.