Entenda a diferença entre os principais remédios para gripe e por que o paracetamol é o preferido para febre / Freepik
Continua depois da publicidade
Tratar os sintomas da gripe de forma correta pode acelerar sua volta às atividades habituais. Atualmente, milhões de casos foram registrados, e a dúvida sobre qual remédio escolher no armário de casa é muito comum entre os pacientes.
Aproveite e veja também: O barato funciona? A verdade revelada sobre a eficácia do remédio genérico
Continua depois da publicidade
Os números impressionam, pois "foram estimados cerca de 803.000 novos casos" em apenas uma semana de monitoramento. Além disso, as crianças de zero a quatro anos são as que mais sofrem com a propagação do vírus.
Nesse cenário, os especialistas notaram que a gravidade da doença costuma ser menor em quem está com a vacinação em dia. Portanto, é fundamental acompanhar a intensidade dos sintomas para decidir qual é a melhor abordagem terapêutica.
Continua depois da publicidade
O paracetamol destaca-se por sua ação focada no controle da temperatura corporal. Conforme explica Bassetti, "o paracetamol é altamente eficaz contra a febre, então, se alguém estiver com febre, o paracetamol continua sendo o melhor medicamento a ser usado".
Já o ibuprofeno atua de forma mais ampla nas inflamações que causam dores no corpo. Pregliasco ressalta que "o paracetamol é um antipirético, enquanto o ibuprofeno é um anti-inflamatório que tem um efeito mais transversal na resposta inflamatória, portanto, nas dores musculares e articulares".
Um erro clássico cometido por pacientes e familiares é se cobrir excessivamente com roupas de lã e edredons pesados. No entanto, o médico Matteo Bassetti alerta que "cobrir-se demais é um grande erro" por causa do resfriamento do suor.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, o excesso de camadas acaba retendo o calor que o organismo tenta liberar para o ambiente. Por isso, os especialistas sugerem que os pais tentem resfriar as crianças de maneira superficial em vez de adicionar proteções térmicas.