Diário Mais
Descoberto em 1999, o vírus Nipah foi a razão pela qual cerca de 110 pessoas foram colocadas em quarentena
Após a infecção de dois profissionais da saúde, cerca de 110 pessoas foram colocadas em quarentena no estado de Bengala Ocidental, como medida preventiva contra o vírus Nipah / Unsplash/CDC
Continua depois da publicidade
Mesmo anos após o surto do Coronavírus, que havia se iniciado em 2020, o mundo ainda enfrenta outros desafios patológicos. A Índia, um país na Ásia Meridional, agora enfrenta o surto do vírus Nipah.
Esse agente infeccioso impacta países asiáticos há quase 27 anos, ou seja, desde seu surgimento em 1999. No entanto, após dois profissonais de saúde terem sido infectados com o micro-organismo, em janeiro deste ano, cerca de 110 pessoas tiveram de ser colocadas em quarentena no estado indiano de Bengala Ocidental.
Continua depois da publicidade
Do mesmo modo, eles afirmaram terem tido contato com os profissionais infectados. No entanto, testaram negativo inicialmente.
O vírus é responsável por causar infecções flamatórias agudas, além de incefalite (inchaço no cérebro). A transmissão não é realizada apenas em contato com humanos, mas, simultaneamente, com animais, incluindo porcos e morcegos.
Continua depois da publicidade
Considerando o estado preocupante da Índia, outros países vizinhos ficaram em alerta para uma potencial disseminação do vírus, tentando garantir sua segurança local.
Aproveite e leia também: Com mortalidade de 75%, vírus que inspirou 'Contágio' reaparece e põe hospital em alerta
*O texto contém informações do portal G1
Continua depois da publicidade