Diário Mais
A ilha Sable possui apenas 34 km² de extensão. No entanto, é um território onde animais podem viver livres, sem intervenções humanas
Mais de 500 cavalos selvagens vivem em liberdade na Ilha Sable, sem qualquer tipo de manejo ou intervenção humana / Captura de tela/YouTube/Parks Canada
Continua depois da publicidade
A Ilha Sable possui apenas 34 km² de extensão. No entanto, é um território onde os animais vivem livres, sem intervenções humanas.
Um local isolado e pouco conhecido, mas que possui uma rica diversidade ambiental: esta é a Ilha Sable,"lar" de uma das populações de cavalos selvagens mais raras do mundo.
Continua depois da publicidade
Localizada a cerca de 180 km da Nova Escócia, província no leste canadense, o território é pequeno, com apenas 34 km² de extensão e uma altitude máxima que não ultrapassa os 30 metros.
O que torna o local fascinante é o seu repertório natural, servindo de habitat para mais de 500 cavalos selvagens. Estes animais vivem em completa liberdade, graças aos recursos biológicos que sustentam a espécie.
Continua depois da publicidade
Aproveite e leia também: Cidade do interior de SP é a 'Capital Nacional do Cavalo'; conheça
Com um cenário quase "paradisíaco", Sable é marcada por dunas de areia, pântanos e lagoas de água doce, fatores responsáveis por abastecer a fauna local.
Além disso, a ilha é reconhecida como um parque nacional, protegida por legislações que visam preservar o equilíbrio ecológico da região, limitando rigorosamente o acesso humano.
Continua depois da publicidade
Apesar de abrigar tantas variedades, as espécies de cavalos presentes, na verdade, não são nativas desse ambiente. Teorias implicam que os animais foram levados para lá por intermédio de navios, há muitas décadas atrás.
Ainda de acordo com a hipótese, com o tempo, eles se adaptaram ao novo território e aprenderam a viver completamente sozinhos em condições rígidas, sem a necessidade da presença humana.
Continua depois da publicidade
Aproveite e leia também: Litoral de SP vai espalhar blitzes contra romarias a cavalo; veja onde
No contexto atual, os equinos se alimentam de vegetações encontradas nas dunas, utilizando, também, as lagoas como fonte de hidratação.
A sobrevivência dessas espécies em um ambiente tão isolado tornou-se um símbolo internacional de liberdade e preservação. Por esse motivo, a entrada de visitantes é estritamente controlada, sendo permitida, geralmente, apenas a pesquisadores e profissionais especializados.
Continua depois da publicidade
*O texto contém informações dos portais Cavalus, Universo Curioso e Terra