O selo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Juma Amazon Lodge, referência em hospitalidade sustentável na Amazônia, acaba de se tornar o primeiro hotel de selva das Américas a conquistar o selo Green Key, uma das mais rigorosas certificações internacionais de turismo sustentável.
A conquista reforça o compromisso do hotel com práticas ambientais e sociais alinhadas à preservação da floresta.
Continua depois da publicidade
Concedida no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), a certificação avalia critérios em 13 áreas, como uso eficiente de energia e água, gestão de resíduos, consumo consciente, além do envolvimento da equipe e das comunidades locais.
O selo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Continua depois da publicidade
Entre as práticas que garantiram a certificação estão o uso de energia 100% limpa, fornecida por uma usina fotovoltaica com 333 painéis e capacidade de 185 kWp.
O hotel também desenvolveu um sistema de gestão sustentável em parceria com o Instituto Nova Maré (INMAR), adaptado à realidade da floresta e da cultura local.
Famoso hotel de alto padrão será inaugurado em shopping do litoral e terá 170 quartos
Continua depois da publicidade
Esse sistema inclui a redução, separação e destinação correta de resíduos, uso de biodigestor que gera biogás para a cozinha, eficiência no uso da água e tratamento completo de efluentes. O hotel também criou políticas e processos para compartilhar seu impacto positivo.
O Juma Amazon Lodge prioriza a contratação de moradores da região e de guias nativos, fortalecendo a economia local e promovendo o intercâmbio cultural. Essa valorização do conhecimento tradicional contribui para o desenvolvimento sustentável da região.