Homem encontra túnel em casa e revela cidade escondida que abrigou milhares na Capadócia. / Freepik
Continua depois da publicidade
Na década de 1960, um morador da Capadócia, na Turquia, resolveu investigar o sumiço de suas galinhas. Os animais estavam escapando por uma fenda em casa.
Ele quebrou a parede e, para sua surpresa, encontrou um túnel. Ao seguir o caminho, se deparou com algo que mudaria a história da região: uma cidade subterrânea inteira.
Continua depois da publicidade
Veja também a história de um rio com ouro, avaliado em R$ 1 bilhão, que foi descoberto e pode mudar a história de um país.
Arqueólogos identificaram o local como Derinkuyu, uma estrutura escavada há mais de 2 mil anos, provavelmente no século 8 a.C. O espaço foi utilizado por várias civilizações, como os hititas e os primeiros cristãos que fugiam de perseguições.
Continua depois da publicidade
A cidade contava com diversos andares e abrigava tudo o que era necessário para a sobrevivência: quartos, armazéns, cozinhas, igrejas e até escolas.
Além da infraestrutura, Derinkuyu também era estratégica. Tinha túneis estreitos, pedras gigantes usadas como portas, rotas de fuga e entradas escondidas.
Estima-se que 20 mil pessoas viveram ali por longos períodos. Hoje, parte dessa cidade está aberta ao público e recebe visitantes do mundo todo que querem explorar esse impressionante refúgio subterrâneo.
Continua depois da publicidade