Bolsonaristas se revoltaram com nova publicidade da Havaianas / IA/Google Gemini
Continua depois da publicidade
O que era para ser apenas uma campanha descontraída de fim de ano virou o centro de uma guerra cultural nas redes sociais. A nova propaganda da Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, detonou uma onda de protestos e pedidos de boicote entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. O motivo? Um trocadilho que foi interpretado como uma mensagem política subliminar.
No comercial, que começou a circular nesta semana, Fernanda Torres brinca com as tradicionais superstições de Réveillon. A polêmica explodiu devido a um trecho específico onde a atriz diz: "Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito".
Continua depois da publicidade
Imediatamente na sequência, a atriz completa o raciocínio publicitário, afirmando que deseja que o público comece o ano "com os dois pés", uma metáfora para entrar em 2026 com intensidade, confiança e atitude ("com os dois pés na porta"). No entanto, o corte da primeira frase viralizou separadamente em grupos conservadores.
Para influenciadores e parlamentares ligados à oposição, a combinação da presença de Fernanda Torres — historicamente crítica ao bolsonarismo — com a negação do "pé direito" foi lida como um ataque à Direita política em um ano pré-eleitoral.
Continua depois da publicidade
A reação foi imediata. Figuras políticas criticaram a marca por suposta "lacração", enquanto usuários no X (antigo Twitter) e Instagram subiram hashtags pedindo o boicote à empresa.
Vídeos de consumidores jogando suas sandálias no lixo ou cortando as tiras tornaram-se virais nas últimas 24 horas, transformando a campanha de marketing em um dos assuntos mais comentados da web.