Diário Mais

Havaianas de esquerda? Entenda a polêmica entre a marca e os bolsonaristas

Propaganda estrelada por Fernanda Torres sugere 'não começar 2026 com o pé direito, mas sim com os dois'

Jeferson Marques

Publicado em 22/12/2025 às 20:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Bolsonaristas se revoltaram com nova publicidade da Havaianas / IA/Google Gemini

Continua depois da publicidade

O que era para ser apenas uma campanha descontraída de fim de ano virou o centro de uma guerra cultural nas redes sociais. A nova propaganda da Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, detonou uma onda de protestos e pedidos de boicote entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. O motivo? Um trocadilho que foi interpretado como uma mensagem política subliminar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A frase da discórdia

No comercial, que começou a circular nesta semana, Fernanda Torres brinca com as tradicionais superstições de Réveillon. A polêmica explodiu devido a um trecho específico onde a atriz diz: "Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito".

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Novo modelo da Havaianas vira meme e sucesso de vendas com cor polêmica

Imediatamente na sequência, a atriz completa o raciocínio publicitário, afirmando que deseja que o público comece o ano "com os dois pés", uma metáfora para entrar em 2026 com intensidade, confiança e atitude ("com os dois pés na porta"). No entanto, o corte da primeira frase viralizou separadamente em grupos conservadores.

Reação conservadora

Para influenciadores e parlamentares ligados à oposição, a combinação da presença de Fernanda Torres — historicamente crítica ao bolsonarismo — com a negação do "pé direito" foi lida como um ataque à Direita política em um ano pré-eleitoral.

Continua depois da publicidade

A reação foi imediata. Figuras políticas criticaram a marca por suposta "lacração", enquanto usuários no X (antigo Twitter) e Instagram subiram hashtags pedindo o boicote à empresa. 

Vídeos de consumidores jogando suas sandálias no lixo ou cortando as tiras tornaram-se virais nas últimas 24 horas, transformando a campanha de marketing em um dos assuntos mais comentados da web.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software