Diário Mais
Realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o estudo mostrou que o desempenho na matéria escolar está piorando cada vez mais ao redor do mundo
Dados da OCDE revelam um alerta global: cerca de 1 em cada 5 pessoas entre 16 e 65 anos apresenta desempenho em matemática igual ou inferior ao esperado para o fim do ensino fundamental / Unsplash/Aaron Lefler
Continua depois da publicidade
Uma disciplina extremamente importante para o desenvolvimento acadêmico e profissional, a matemática está sempre presente em nossas vidas, seja em cálculos básicos a mais complexos.
No entanto, apesar da importância mencionada, uma pesquisa realizada pela Organização à Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que o desempenho quanto a matéria escolar tem piorado em nível global.
Continua depois da publicidade
Segundo dados do estudo, cerca de um quinto das pessoas entre 16 e 65 anos apresentam resultados igual ou pior em relação ao esperado de um aluno em conclusão do ensino fundamental.
Além disso, a utilização excessiva das tecnologias também podem apresentar grandes impactos no desenvolvimento cognitivo e até mesmo acadêmico dos estudantes. O Diário publicou uma matéria explicando como isso acontece, você pode conferi-la clicando aqui.
Continua depois da publicidade
Quando se trata do Brasil, os números são, no mínimo, preocupantes, visto que o PISA 2022 (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), realizado pela própria OCDE, mostrou que o Brasil está entre os países com as piores avaliações em matemática, ocupando a 65ª posição entre os 81 países considerados.
Do mesmo modo, a questão não se trata apenas de "ter afinidade" com a disciplina, mas, sim, uma necessidade e preocupação internacional, considerando inúmeras áreas que aplicam a matéria escolar em seu dia a dia profissional.
Aproveite e leia também: Adultos não sabem matemática Básica
Continua depois da publicidade
*O texto contém informações dos portais VEJA e Gov.br