Temperatura e umidade adequadas no quarto são fundamentais para um sono realmente reparador / Freepik
Continua depois da publicidade
Uma boa noite de sono é sempre importante, mas você sabia que há fatores que podem influenciar na qualidade do seu descanso? Segundo o jornal alemão T-Online, a temperatura e a umidade de um quarto são essenciais para dormir bem.
Continua depois da publicidade
Isso se deve porque o colchão absorve muita umidade de quem dorme durante a noite - mais especificamente o suor -, o que pode causar, com o tempo, mofo ou até mesmo bolor. Além disso, os ácaros da poeira se proliferam mais facilmente quando o ambiente está úmido.
Ainda segundo o jornal alemão, por essas razões, é fundamental que medidas sejam tomadas. Ventilar o cômodo, principalmente no inverno, é uma opção altamente recomendada, devido a questões do mofo.
Continua depois da publicidade
Aproveite e veja também: O hábito discreto que reduz a conta de luz e melhora o seu sono instantaneamente
Além disso, a temperatura ideal para um quarto - tanto no verão quanto no inverno - é de 16 a 18 graus Celsius, enquanto é importante que umidade se mantenha entre 40% e 60%.
Continua depois da publicidade
Para otimizar a qualidade do ar, é recomendado ventilar o aposento pela manhã e pela tarde, de 10 a 15 minutos. É importante que a janela esteja totalmente aberta, pois, caso contrário, a circulação adequada do ar não será garantida.
Caso não seja possível ventilar com frequência, outros métodos podem ser úteis, como colocar recipientes com sal no quarto, considerando que o mineral absorve a umidade do ar e a retém. Os desumidificadores com granulado também atuam de forma semelhante.
Continua depois da publicidade
É necessário ficar atento, pois uma temperatura muito baixa pode favorecer a formação de mofo; portanto, não se deve deixar de lado o aquecimento adequado. O ideal é manter uma temperatura constante, por isso, os ambientes nunca devem esfriar abaixo de 16 graus. Do mesmo modo, o aquecimento irregular, seguido do resfriamento, aumenta o consumo de energia.
*O texto contém informações do portal T-Online