Alguns compostos do feijão fermentam no intestino, o que acaba provocando gases / Freepik
Continua depois da publicidade
Aquele desconforto depois de comer feijão tem nome e motivo: fitato e oligossacarídeos. Esses compostos dificultam a digestão e causam fermentação no intestino, o que leva à formação de gases.
Eles também estão presentes em outros grãos, como lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico. Apesar disso, existe uma forma simples de evitar o problema e ela é bem conhecida pelas avós.
Continua depois da publicidade
E ainda sobre gases, veja chás perfeitos para desinchar e evitá-los.
A dica é deixar o feijão de molho por no mínimo 12 horas e até 48 horas. Depois disso, é importante descartar essa água e cozinhar com uma nova.
Continua depois da publicidade
Segundo a nutricionista Thais Barca, esse processo ajuda a eliminar o fitato e torna os grãos mais leves para o sistema digestivo.
Ela deu a explicação durante participação no Conexão VivaBem, do UOL.
“Na hora de preparar, comece com a panela destampada. Vai aparecer uma espuminha na superfície, que pode ser retirada com uma colher. Quando parar de formar espuma, tampe e siga o cozimento normalmente”, orienta Barca.
Continua depois da publicidade
O método também amolece o feijão, o que agiliza o cozimento e economiza gás.
A nutricionista explica que pessoas com maior sensibilidade gastrointestinal costumam sofrer mais com gases depois de comer leguminosas. A microbiota intestinal, ou seja, o conjunto de microrganismos que vivem no intestino, também influencia bastante.
Segundo ela, fatores como alimentação, hidratação e prática de atividades físicas impactam diretamente no funcionamento desse sistema.
Continua depois da publicidade
“A microbiota se adapta ao longo da vida conforme o estilo de vida da pessoa, o que vai influenciar no equilíbrio das bactérias intestinais e na forma como elas fermentam esses alimentos”, completa Barca.