Se você já caminhou por uma rua residencial e notou garrafas plásticas com água posicionadas ao lado de carros ou muros, provavelmente se perguntou: “O que isso significa?”.
Por mais inusitado que pareça, essa prática é bastante comum em diversas regiões do Brasil e levanta uma dúvida curiosa entre motoristas e pedestres: isso realmente funciona?
Popular principalmente em regiões muito quentes do Brasil, a técnica é simples e usada tanto por motoristas quanto por vendedores ambulantes. E apesar de parecer superstição, há uma explicação funcional (e até científica) por trás disso.
Espantar cães e gatos
A origem mais comum desse hábito está no combate ao xixi de animais de rua. Cães e gatos costumam marcar território urinando em pneus e para-choques, o que pode causar mau cheiro e até manchas na pintura com o tempo.
A crença popular diz que a água reflete a imagem do animal, que se assusta ao ver seu próprio reflexo e evita urinar ali.
Ainda que a ciência não comprove totalmente a eficácia do reflexo como fator de intimidação, muitas pessoas relatam bons resultados e continuam usando a garrafa como método preventivo.
Redução do calor no capô?
Outro motivo apontado, embora mais controverso, é a tentativa de amenizar o calor extremo em carros estacionados sob o sol. A ideia seria que a água da garrafa absorve parte da radiação solar, ajudando a manter a lataria um pouco menos quente, especialmente em veículos escuros.
No entanto, especialistas dizem que o efeito é mínimo e não substitui soluções mais eficazes, como protetores de para-brisa ou películas refletivas.
Superstição ou hábito cultural?
Como em muitos comportamentos populares, parte do costume também vem da tradição oral e da repetição. Muita gente adota a prática porque “sempre viu os outros fazendo”, e nesse ponto, o costume acaba virando uma espécie de superstição moderna.
Há quem acredite que a garrafa afasta “más energias” ou até maus-olhados, especialmente quando deixada em frente à garagem ou ao lado do carro recém-comprado.
Há riscos?
Do ponto de vista técnico, não há grandes riscos em deixar uma garrafa PET cheia de água próxima ao carro, desde que ela não esteja em locais onde possa interferir na direção ou causar acidentes.
Mas é bom evitar deixá-la sobre a lataria por muito tempo, para não riscar a pintura ou deixar marcas com o calor.
Além disso, em dias extremamente quentes, algumas garrafas plásticas mal vedadas podem até deformar e vazar, o que pode causar pequenos transtornos.
Alternativas mais eficazes
Para quem quer proteger o carro do calor, o uso de protetores solares para o painel, películas antivandalismo e estacionar à sombra ainda são as melhores opções. Já no caso de afastar animais, existem repelentes específicos no mercado, inclusive à base de citronela ou lavanda, que são mais garantidos do que a boa e velha garrafa d’água.
Pequenos hábitos, grandes histórias
Assim como a naftalina no carro, colocar uma garrafa de água ao lado do veículo é um daqueles truques populares que, mesmo com eficácia questionável, persistem por tradição, experiência ou simples tentativa de evitar problemas.
Afinal, se pode ajudar, e não custa nada, por que não tentar?
E como diz o ditado: quem tem carro parado no sol, precisa de toda ajuda que puder conseguir.
