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Garrafa de água por até R$ 138? Restaurante aposta em carta de águas minerais premium

A seleção internacional inclui águas da França, Espanha, Portugal, Itália, Islândia e Inglaterra, com versões com e sem gás

Fábio Rocha

Publicado em 19/08/2025 às 18:22

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No La Popote, na Inglaterra, os clientes agora podem escolher entre sete rótulos especiais de água / Reprodução Instagram / @lapopoteuk

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Em tempos de experiências gastronômicas cada vez mais sofisticadas, um restaurante britânico resolveu ousar, não com vinhos raros ou coquetéis exclusivos, mas com água mineral. 

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No La Popote, na Inglaterra, os clientes agora podem escolher entre sete rótulos especiais de água, com preços que variam entre 5 libras (cerca de R$ 36) e 19 libras (cerca de R$ 138).

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A seleção internacional inclui águas da França, Espanha, Portugal, Itália, Islândia e Inglaterra, com versões com e sem gás. 

Todas são servidas em taças de vinho, como parte de uma proposta de serviço refinado. Para quem prefere não gastar tanto, o restaurante ainda oferece água filtrada gratuitamente.

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A ideia da carta foi sugerida ao restaurante há dois anos pelo sommelier de água Doran Binder, fornecedor da casa, mas só começou a ser colocada em prática recentemente. 

O restaurante é comandado pelo chef Joseph Rawlins e sua esposa, Gaëlle Radigon, desde 2019.

“A cena gastronômica mudou muito nos últimos anos. Estamos atendendo mesas menores, de duas a quatro pessoas, o que significa que uma delas provavelmente estará dirigindo e não vai beber. Para acompanhar o mercado, resolvemos fazer algo diferente”, afirmou o chef em entrevista ao Daily Mail.

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Além de surpreender pelo preço, a carta de águas também levanta uma questão pouco discutida: o sabor da água. De acordo com Binder, esse sabor é influenciado pela composição de minerais absorvidos antes do engarrafamento.

“Trabalhei em um menu de águas nos últimos três a quatro anos, tentando vender a ideia para um restaurante, e tem sido muito difícil. Achavam que se tratava de uma piada, então foi muito animador quando o La Popote aceitou a sugestão”, afirmou Binder.

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“Poder escolher uma água com história, algo especial e único que você não consegue comprar em qualquer loja, eleva a experiência”, acrescentou.

O La Popote integra o Guia Michelin desde 2022. No ano seguinte, o casal proprietário foi convidado para uma degustação promovida por Binder e foi aí que a percepção começou a mudar.

“Nós rimos porque não tínhamos certeza do que significava. Ele nos convidou e então entendemos que água não é tudo igual”, relembrou Rawlins.

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A aposta em águas premium pode parecer ousada, mas reforça uma tendência cada vez mais comum nos restaurantes de alto padrão: transformar até os elementos mais simples em experiências exclusivas e, neste caso, cobradas a preço de vinho.

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