No dia 30 de janeiro, quando se comemora o Dia Nacional do Croissant, um dos pães mais icônicos da confeitaria mundial ganha destaque em Santos. / Isabella Fernandes/DL
Continua depois da publicidade
No dia 30 de janeiro, quando se comemora o Dia Nacional do Croissant, um dos pães mais icônicos da confeitaria mundial ganha destaque em Santos. Crocante por fora, macio por dentro e com formato de meia-lua, o croissant é apreciado em diferentes momentos do dia, do café da manhã ao jantar.
A criação do croissant como é conhecido atualmente é atribuída ao oficial militar austríaco August Zang, que, em 1839, abriu uma padaria vienense em Paris e introduziu na França técnicas de panificação da Áustria, dando origem ao pão folhado que se tornaria símbolo da gastronomia francesa.
Continua depois da publicidade
Para celebrar a data, a Selavi Confeitaria e Café, localizada na rua Bahia, 80, no Gonzaga, promove um festival especial dedicado ao croissant, com receitas exclusivas e produção artesanal. A confeitaria é comandada por João Victor Guarnieri e Natália Mora, proprietários do espaço.
João Victor é confeiteiro formado pela renomada escola Le Cordon Bleu, em Paris, enquanto Natália é especialista em panificação. Ela se dedicou ao aperfeiçoamento de técnicas artesanais e iniciou a produção diária de croissants e brioches, feitos com farinha importada, manteiga especial e fermentação cuidadosa.
Continua depois da publicidade
O Festival do Croissant acontece entre os dias 26 e 30 de janeiro e traz seis sabores exclusivos, disponíveis apenas durante o período do evento. As receitas combinam versões clássicas e releituras criativas, sempre com foco na textura e no sabor do pão folhado.
Casal da a volta por cima em Santos após fechamento de café em São Paulo
Além das opções especiais do cardápio, a Selavi também promove um sorteio: clientes que consumirem a partir de R$ 50 durante a semana do festival concorrem a um croissant gigante. O sorteio será realizado na noite do dia 30 de janeiro.
Continua depois da publicidade