Festival Inverno Criativo acontece no Parque Valongo, localizado no Centro Histórico de Santos / Divulgação
Continua depois da publicidade
Com a chegada do inverno, o estado de São Paulo se transforma em um verdadeiro circuito de cultura, música, gastronomia e lazer. De norte a sul, litoral a interior, os Festivais de Inverno se multiplicam em cidades turísticas e distritos históricos, promovendo eventos que unem o charme do frio à riqueza cultural e gastronômica paulista.
Além de movimentar a economia e o turismo local, esses festivais atraem milhares de visitantes com uma programação diversificada e gratuita — com destaque para shows musicais, espetáculos de dança e teatro, oficinas culturais, feiras de artesanato e menus especiais com caldos, fondues, massas, chocolates e queijos.
Continua depois da publicidade
Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), a expectativa é de mais de 1,5 milhão de visitantes nos principais festivais ao longo da estação.
A Estância Turística de Amparo realiza seu Festival de Inverno entre os dias 9 e 27 de julho, com mais de 150 atrações gratuitas concentradas na Praça Pádua Salles. A cidade espera receber cerca de 500 mil visitantes em 18 dias de programação contínua, que inclui música, teatro, dança, artes plásticas, exposições e oficinas. A ocupação hoteleira já ultrapassa os 75%, com expectativa de lotação total.
Continua depois da publicidade
De 4 de julho a 2 de agosto, a Estância Turística de Bragança Paulista realiza seu festival com participação de bares, restaurantes e espaços culturais, somando gastronomia com apresentações artísticas. A cidade estima 20 mil visitantes e ocupação hoteleira de 100%.
A cidade mais alta do Brasil promove a tradicional 55ª edição do Festival de Inverno, de 5 de julho a 3 de agosto, com 76 apresentações gratuitas de música e dança. O evento deve atrair cerca de 1,5 milhão de pessoas. Campos também sedia o 3º Festival Gastronômico Folha Sabores da Montanha, com a participação de 64 estabelecimentos, entre restaurantes, vinícolas e produtores artesanais.
Entre 21 e 29 de julho, a charmosa vila ferroviária de Paranapiacaba realiza seu Festival de Inverno, com shows, comida típica, artesanato e programação cultural. O evento acontece entre casarões e trilhos da histórica Vila Inglesa, com expectativa de 250 mil visitantes. Em 2023, o festival recebeu 225 mil pessoas. A ocupação hoteleira deve atingir 100%.
Continua depois da publicidade
A 8ª edição do Festival de Inverno de Guararema ocorre de 28 de junho a 28 de julho, com programação no Recanto do Américo (Pau D’Alho). As atividades acontecem de sexta a domingo nas duas primeiras semanas, e de quinta a domingo nas semanas seguintes. Com entrada gratuita, inclusive para pets, o evento reúne música, gastronomia típica e cardápio especial nos restaurantes locais.
Desde 13 de junho até 27 de julho, a Estância Turística de Serra Negra realiza o Festival de Inverno Serra Negra In Concert 2025, com uma programação gratuita em espaços públicos. Entre as atrações estão shows musicais, espetáculos de dança, teatro e atividades infantis. O festival é um dos mais completos e democráticos da região.
O festival Acordes na Serra, em Cunha, acontece de 4 a 27 de julho, com atividades na Praça da Matriz. A programação inclui shows diários, palestras, workshops e feira de expositores. Destaque para a apresentação do cantor Zeca Baleiro e da Orquestra Joseense, no dia 5 de julho, na Igreja Matriz. O evento também promove oficinas de formação cultural e musical.
Continua depois da publicidade
De 19 a 21 de julho, o Município de Interesse Turístico de Apiaí recebe seu Festival de Inverno, com ênfase em jazz e blues. A programação inclui gastronomia local, apresentações artísticas, atividades de ecoturismo e feira de artesanato. O evento é importante para a economia local — em edições anteriores, gerou mais de 500 empregos e movimentou R$ 60 milhões.
No litoral paulista, a cidade de Santos realiza a Festa Inverno Criativo, de 27 de junho a 2 de agosto, no Parque Valongo (Armazém 4), no Centro Histórico. Com entrada gratuita, o espaço contará com praça de alimentação com 12 pontos gastronômicos, barracas de jogos típicos e artesanato, além de 18 instituições beneficentes envolvidas.
O evento acontece às quintas-feiras (18h às 22h), sextas (18h às 23h), sábados (11h às 23h) e domingos (11h às 22h). A festa também terá apresentações musicais e artísticas, com destaque para a solidariedade, já que toda a renda obtida será revertida a projetos sociais do Fundo Social de Solidariedade (FSS). O acesso pode ser feito pela nova passarela Porto-Cidade ou pela passarela ao lado da Alfândega, ambas no Centro Histórico.
Continua depois da publicidade