Diário Mais

Férias de julho: confira 10 passeios imperdíveis em SP para todas as idades

Confira lista de atrações na capital, interior e litoral de São Paulo com atividades educativas, culturais e recreativas para toda a família

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 30/06/2025 às 14:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Há passeios perfeitos para a sua família espalhados pelo Estado de SP; confira galeria / Divulgação

Continua depois da publicidade

Com a chegada das tão aguardadas férias de julho, muitas famílias procuram opções para aproveitar o recesso escolar com descanso, diversão e novas experiências. Para ajudar nessa missão, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) preparou uma seleção com 10 atrações espalhadas pela capital, interior e litoral paulista. As sugestões incluem museus, oficinas interativas, atividades ao ar livre e experiências culturais e educativas para todas as idades.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“O estado de São Paulo é diverso e oferece atrativos para todos os perfis de viajantes. Além disso, o período de férias é ideal para descobrir as belezas de São Paulo com tempo e tranquilidade”, afirma Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo e Viagens.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Por que é importante deixar um copo e uma folha de papel na pia antes de sair de férias?

• Maior show de dinossauros do mundo estreia no Brasil durante as férias de julho

Confira a lista completa de passeios para fazer nas férias

1. Pinacoteca do Estado de São Paulo – Capital

Um dos mais tradicionais museus da capital, a Pinacoteca do Estado é referência em arte no Brasil. Durante as férias, o espaço realiza o JogaJunto, com jogos inspirados em obras do acervo, que promovem interação em grupo e em família. As atividades ocorrem nos dias 3, 10, 16, 19, 21, 24, 26, 30 e 31 de julho, das 10h30 às 15h30; e nos dias 6, 9, 12, 20 e 27, das 10h30 às 12h e das 14h às 15h30, sempre no piso térreo da Pinacoteca Luz – Espaço Educativo.

Outra atividade é a oficina Crie sua bandeira POP BRASIL, baseada na exposição “Pop Brasil: vanguarda e nova figuração, 1960-70”. Os participantes, a partir de 7 anos, criarão suas próprias bandeiras no Ateliê 2 da Pinacoteca Contemporânea. A atividade ocorre no dia 2 de julho, das 10h30 às 12h. É necessário adquirir ingresso e chegar com antecedência, pois há limite de 15 participantes por sessão.

Continua depois da publicidade

2. Museu de Arte Sacra – Capital

Vizinho à Pinacoteca, o MAS-SP oferece uma rica imersão na arte sacra e na história religiosa do país. Em julho, comemora 55 anos com uma programação especial.

Nos dias 5 e 26 de julho, o museu promove a atividade Desenhança: 55 anos do MAS-SP, em que visitantes desenham obras da exposição como forma de conexão artística. Já no dia 19, ocorre uma visita mediada pela exposição especial que celebra mais de cinco décadas do acervo.

As atividades são gratuitas, mas é necessário se inscrever previamente (via formulário online) para os dias 5 e 26.

Continua depois da publicidade

3. Museu da Língua Portuguesa – Capital

Localizado ao lado da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa realiza de 9 a 29 de julho, de terça a domingo, a programação Estação Férias, com oficinas, brincadeiras e apresentações ligadas à mostra “Fala Falar Falares”, sobre os diferentes sotaques do português.

A programação inclui a oficina Que língua é essa?, além de instalações lúdicas como tubos falantes e amarelinha literária. Aos sábados, haverá apresentações musicais e contações de histórias.

Destaque para o cinema ao ar livre Luz na Tela, com exibição do filme Divertida Mente 2 no dia 25 de julho, às 14h, com pipoca e refrigerante gratuitos. Aos domingos, o museu promove o projeto Caravana Lúdica, das 11h às 16h, e contações de histórias com livros diferentes a cada domingo. A entrada é gratuita aos sábados e domingos.

Continua depois da publicidade

4. Museu do Futebol – Capital

Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol realiza de 1º a 31 de julho o projeto Férias no Museu, com atividades voltadas ao público infantil e familiar.

Entre as ações previstas estão contações de histórias, oficinas criativas e jogos interativos. O museu foi recentemente reformulado, tornando-se mais inclusivo e acessível. A programação completa será divulgada nas redes sociais e site oficial.

5. Museu Casa de Portinari – Brodowski (Interior)

Na cidade natal de Cândido Portinari, o museu oferece atividades durante todo o mês com a programação Férias no Museu.

Continua depois da publicidade

As ações são inspiradas nas cores e infância do artista e envolvem oficinas, jogos e estações temáticas (verde, amarelo, azul e vermelho). Destaque para a oficina Lagarta de materiais recicláveis, no dia 16 de julho, das 10h às 11h e das 15h às 16h, que utiliza folhas e materiais naturais para estimular a consciência ambiental.

1. Pinacoteca do Estado de São Paulo (Divulgação/Levi Fanan)
1. Pinacoteca do Estado de São Paulo (Divulgação/Levi Fanan)
2. Museu de Arte Sacra (Foto: Divulgação/Ludmila Almeida)
2. Museu de Arte Sacra (Foto: Divulgação/Ludmila Almeida)
3. Museu da Língua Portuguesa (Foto: Divulgação/Guilherme Sai)
3. Museu da Língua Portuguesa (Foto: Divulgação/Guilherme Sai)
4. Museu do Futebol (Foto: Divulgação/Ingrid Chagas)
4. Museu do Futebol (Foto: Divulgação/Ingrid Chagas)
5. Museu Casa de Portinari, em Brodowski (Foto: Divulgação)
5. Museu Casa de Portinari, em Brodowski (Foto: Divulgação)
6. Museu Carde, em Campos do Jordão (Foto: Divulgação/Paula Lopes)
6. Museu Carde, em Campos do Jordão (Foto: Divulgação/Paula Lopes)
7. Aquário de Ubatuba (Foto: Divulgação)
7. Aquário de Ubatuba (Foto: Divulgação)
8. Gibiteca Municipal, em Santos (Foto: Divulgação/Francisco Arrais)
8. Gibiteca Municipal, em Santos (Foto: Divulgação/Francisco Arrais)
9. Hopi Hari, em Vinhedo (Foto: Divulgação)
9. Hopi Hari, em Vinhedo (Foto: Divulgação)
10. Museu Ferroviário, em Jundiaí (Site Cultura Jundiaí)
10. Museu Ferroviário, em Jundiaí (Site Cultura Jundiaí)

6. Museu Carde – Campos do Jordão (Interior)

Unindo arte, design e história dos automóveis, o Museu Carde exibe cerca de 100 veículos raros. De 19 de junho a 12 de julho, o espaço apresenta a mostra “Winter Sale”, com automóveis e objetos históricos.

Durante o período, o museu oferece também atividades interativas com monitores. Funciona de quinta a segunda, das 10h às 18h, com ingressos à venda no site ou na bilheteria.

Continua depois da publicidade

7. Aquário de Ubatuba – Litoral Norte

Com foco em educação ambiental, o Aquário de Ubatuba apresenta o tema “Todo dia é dia de novidade”, com oficinas, jogos, exibições e alimentação interativa de animais.

A alimentação dos pinguins, com palestra, ocorre todos os dias às 11h30 e às 16h, voltada ao público infantil. Às quartas, quintas e sextas, os visitantes podem acompanhar a alimentação de iguanas, tubarões e cavalos-marinhos.

O espaço funciona todos os dias, das 9h às 22h. Ingressos estão disponíveis no site oficial.

Continua depois da publicidade

8. Gibiteca Municipal – Santos (Litoral)

Localizada no Posto 5 da orla de Santos, a Gibiteca reúne cerca de 49 mil títulos, incluindo HQs nacionais, mangás, fanzines, clássicos da Disney, Marvel e DC Comics, além de raridades como o Almanaque da Tico Tico (1936).

Além do acervo gratuito, a Gibiteca realiza oficinas, cursos, eventos geek, jogos de RPG, lançamentos e exposições. O local funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 9h às 15h.

9. Hopi Hari – Vinhedo (Interior)

O parque temático celebra as férias com promoção de entrada gratuita para aniversariantes de julho e crianças de até 12 anos, mediante apresentação de documento com foto.

Continua depois da publicidade

A programação inclui os espetáculos “Alice no País Mais Divertido do Mundo”, no Theatro Klapi-Klapi, e “O Forasteiro”, no Restaurandi Saloon. Os ingressos antecipados têm valores promocionais e estão disponíveis no site oficial.

10. Museu Ferroviário – Jundiaí (Interior)

O museu oferece uma experiência imersiva no universo ferroviário, desde a entrada, que simula uma estação com sons de chegadas e partidas, até o acervo com objetos históricos, mobiliário e jornais da época.

Os visitantes percorrem “estações” temáticas que contam a história das locomotivas e sua importância cultural, inclusive no surgimento do futebol no Brasil. O local funciona de terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software