Diário Mais
Além da alta atividade prevista, a chuva das Oriônidas coincidirá com a lua nova, o que significa um céu mais escuro e limpo para observação
Uma das mais intensas e aguardadas chuvas de meteoros do ano terá seu ápice no céu brasileiro nas primeiras horas do dia 21 de outubro / Freepik/IA
Continua depois da publicidade
Uma das mais intensas e aguardadas chuvas de meteoros do ano terá seu ápice no céu brasileiro nas primeiras horas do dia 21 de outubro. Trata-se das Oriônidas, fenômeno que ocorre anualmente quando a Terra cruza os rastros deixados pelo famoso Cometa Halley.
Neste ano, no entanto, o espetáculo promete ser ainda mais impressionante: segundo dados da NASA, o pico pode chegar a até 20 meteoros por hora, cerca de 20 vezes mais que a média comum.
Continua depois da publicidade
Além da alta atividade prevista, a chuva das Oriônidas coincidirá com a lua nova, o que significa um céu mais escuro e limpo para observação. Sem o brilho da lua interferindo, será mais fácil enxergar os riscos luminosos cruzando o céu.
Em condições ideais, como locais com pouca ou nenhuma poluição luminosa, a experiência pode ser deslumbrante.
Continua depois da publicidade
O pico do fenômeno ocorrerá na madrugada de 21 de outubro, com o auge entre meia-noite e 2h da manhã, embora meteoros possam ser vistos entre 1h e 5h, segundo o portal especializado Star Walk.
Cometa interestelar se aproxima de Marte em evento histórico para a ciência
A chuva será visível em todo o Brasil, mas a experiência será melhor em áreas afastadas dos grandes centros urbanos. Regiões do Norte do país tendem a ter visibilidade ainda mais favorável, desde que o céu esteja limpo.
Continua depois da publicidade
A chuva de meteoros Oriônidas tem sua origem aparente na constelação de Órion, que estará visível a partir da meia-noite no horizonte nordeste.
No entanto, os meteoros podem riscar o céu em qualquer direção, então basta encontrar um local escuro, deitar-se ou reclinar-se confortavelmente e observar o céu aberto.
Outubro de 2025 está se consolidando como um dos meses mais ricos em fenômenos celestes. Além das Oriônidas, o mês também trouxe uma superlua e outras atividades astronômicas que estão encantando observadores ao redor do mundo.
Continua depois da publicidade
Para a NASA, eventos como este são uma oportunidade de conexão entre as pessoas e o universo, despertando o fascínio pelos mistérios do espaço.