Criminosos estão usando a IA em moderno golpe em iPhones e Androids / Foto de Mikhail Nilov/Pexels
Continua depois da publicidade
Os criminosos não param de buscar alternativas para aplicar golpes nas pessoas, e agora uma nova modalidade de crime através de Androids e iPhones está se espalhando pelo mundo. Quem faz o alerta é a Polícia Federal dos Estados Unidos, o famoso FBI.
O novo golpe foi identificado pelo FBI há poucos meses mas, infelizmente, com muitas vítimas nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Os criminosos usaram contas do Gmail e do Outlook para enviar aos celulares das vítimas mensagens de texto e de voz se passando por autoridades americanas reais. Segundo o FBI o golpe acontece de forma perfeita, usando a Inteligência Artificial (IA) e é praticamente impossível de ser detectado.
Em um primeiro momentos os bandidos enviaram mensagens de texto e de voz se passando por autoridades dos Estados Unidos para funcionários públicos do país. Alguns, infelizmente, acabaram caindo na conversa fiada e deixaram expostos dados bancários e demais informações sensíveis de sua vida social e financeira.
Continua depois da publicidade
Até mesmo os números de telefones e e-mails reais dos funcionários foram falsificados com tamanha perfeição que a própria polícia científica americana ficou estarrecida.
O FBI acredita se tratar de uma quadrilha que está se especializando em IA para aplicar golpes, e que já esteja expandindo a estratégia suja para além das fronteiras do país.
É por isso que o alerta foi dado: não responda ou clique em absolutamente nada que chegar até você, que tem um celular nas mãos, sobre autoridades americanas ou do seu país. Desligue o telefone imediatamente ao receber qualquer ligação ou gravação suspeita.
Continua depois da publicidade
É bem possível que a quadrilha se utilize do medo das pessoas nesse tipo de golpe para espalhá-lo ainda mais, inclusive se passando por membros do FBI e pedindo para tomarem certas medidas de precaução clicando ou baixando alguma coisa. Nunca faça isso.
Também é provável que a falcatrua chegue em outros idiomas, como o português, já que não há limites para a IA e esse tipo de bando costuma criar redes de apoios em outros países.