A viagem, com duração de uma hora e meia, terá partidas a partir das 9h30 / Divulgação/ABPF
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O tradicional trecho ferroviário entre São Paulo e Minas Gerais ganhará novos ares em julho de 2025 com a pré-estreia do Expresso Mantiqueira, trem turístico que volta a circular em Cruzeiro (SP) após 25 anos de inatividade.
O passeio inaugural será realizado nos dias 5 e 6 de julho, com saídas do centro da cidade até a Estação Rufino de Almeida, em um percurso de 10 km aos pés da Serra da Mantiqueira.
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A locomotiva diesel-elétrica 3507, fabricada em 1958 nos Estados Unidos, será responsável por puxar o carro jardineira com capacidade para 52 passageiros.
A viagem, com duração de uma hora e meia, terá partidas a partir das 9h30, incluindo trechos urbanos, um túnel histórico e belas paisagens naturais. Os bilhetes custam R$ 50 e serão vendidos apenas no local, a partir das 9h dos dias de operação. Crianças de até cinco anos não pagam.
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A restauração da linha férrea e a operação do novo trem foram realizadas pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com verbas próprias e apoio de entidades como a CPTM e o DNIT.
A concessão do trecho foi feita em 2018, e as obras duraram cerca de cinco anos. A regional paulista da ABPF também é responsável por outros passeios turísticos em Passa Quatro (MG) e no trajeto entre Campinas e Jaguariúna.
O lançamento do Expresso Mantiqueira acontece em paralelo ao 1º Encontro de Ferromodelismo de Cruzeiro, evento gratuito promovido pela Prado Trens.
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A programação inclui exposições de locomotivas históricas, como a Hartmann de 1925 e a Sentinel de 1931, além de maquetes e produtos voltados ao público que aprecia o modelismo ferroviário. O evento fortalece a proposta de desenvolver o turismo local, com atrações voltadas tanto à história quanto ao lazer familiar.
A pré-estreia marca o início de um projeto maior, que busca reativar o trecho completo da ferrovia entre Cruzeiro e Passa Quatro (MG), além de recuperar a Estação Central de Cruzeiro e criar um novo Museu Ferroviário.
Também está prevista a reestruturação do Túnel da Mantiqueira, com potencial para se tornar ponto turístico e de visitação.
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Cruzeiro oferece uma rede de hospedagem, restaurantes e atrações como o Bosque Municipal, aberto ao público gratuitamente. A proximidade com Passa Quatro amplia as possibilidades para quem deseja um fim de semana completo entre história, natureza e experiências ferroviárias.
O trecho da antiga Estrada de Ferro Minas e Rio, que agora recebe o Expresso Mantiqueira, remonta ao século XIX. A linha foi construída por investidores ingleses a partir de 1880 e inaugurada por Dom Pedro II em 1884. Importantes figuras como o Barão de Mauá estiveram envolvidas no projeto.
Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o Túnel da Mantiqueira foi cenário de combates entre tropas federais e revolucionários, incluindo a morte do Coronel Fulgêncio, que deu nome à estação local.
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A linha passou por várias redes ferroviárias ao longo do século XX, sendo incorporada à Rede Ferroviária Federal em 1971. O transporte de passageiros foi encerrado progressivamente até 1983, e os trilhos caíram em desuso nos anos seguintes, com tentativas pontuais de operação turística.
Agora, o Expresso Mantiqueira renova as esperanças de trazer vida e movimento novamente ao histórico caminho de ferro.