Chihuahua idoso carregava marcas de um passado difícil e negligenciado, mas encontrou um lar onde sua personalidade gigante é celebrada / Freepik
Continua depois da publicidade
Após ser abandonado no quintal pela família anterior que se mudou, o destino de Tatey, um chihuahua já velho, sofreu uma mudança completa.
“Um vizinho o achou e o levou a um centro de acolhimento”, relatou a nova dona do cão ao canal GeoBeats Animals. “Nós agendamos um encontro com ele e, na sequência, procedemos com a adoção após um período de convivência.”
Continua depois da publicidade
A partir desse momento, o cachorro minúsculo, pesando um pouco mais de um quilo, ascendeu ao posto de rei da residência.
“Sinceramente, não consigo entender como alguém pôde deixar um cãozinho desses lá fora. Um falcão poderia tê-lo pego! Creio que ele nem venceria uma briga com um esquilo, mas aqui em casa ele manda em tudo.”
Continua depois da publicidade
Tatey encarna o típico chihuahua: corajoso, transbordando de postura e com uma personalidade que preenche um espaço muito maior do que seu corpo diminuto.
“Ele não se intimida com nada. No feriado de 4 de julho, por exemplo, ele reage aos fogos. E também não tem receio de ir ao veterinário.”
Continua depois da publicidade
A despeito da sua valentia, o pequeno tem um temperamento forte. “Fica bem irritado se você toca em um lugar que ele não aprecia. Respeitamos muito o limite corporal dele. Ele sempre demonstra se está confortável ou não.”
Veja também: Cientistas revelam as raças de cachorro mais carinhosas (a 5ª é inacreditável).
“Para mim, foram vários meses e, para meu marido, eu diria, alguns anos, até ele aceitar ser segurado no colo.” Atualmente, Tatey vive rodeado de afeto e consideração. Contudo, seu físico ainda carrega as cicatrizes de um passado difícil.
Continua depois da publicidade
No momento da adoção, ele possuía apenas dois dentes, e um deles estava preso por um frágil pedaço de tecido.
“Fomos obrigados a extrair os dois, e ele tinha sofrido de doença periodontal de tal forma que as bactérias haviam desgastado parte do osso da mandíbula.”
As orelhas também exibem marcas: “Estão com as bordas machucadas — isto é consequência de picadas de moscas. Agora ele desenvolveu catarata, e um dos olhos está totalmente cego.”
Continua depois da publicidade
Apesar das adversidades da velhice, Tatey permanece firme e cheio de vigor.
Tatey gosta de passear, mas não pela razão que muitos imaginam.
“Não é para fazer exercício. Ele pensa que é um banquete. Adora comer terra e minhocas”, diz a tutora, rindo. O chihuahua também é um comunicador assíduo que late sempre que deseja algo.
Continua depois da publicidade
“Se alguém toca a campainha, ele ignora, mas se você tiver um petisco, ele late imediatamente.” E, como todo respeitável senhor de idade, ele tem suas peculiaridades.
“Ele ama pessoas novas, é extremamente sociável com desconhecidos. Todos podem fazer carinho nele. Mas, depois que ele realmente te conhece, é aí que ele fica menos complacente.”
Veja também: Seu cachorro se parece com você? Ciência explica o motivo de pets e donos serem iguais.
Continua depois da publicidade
Conforme o American Kennel Club (AKC), o Chihuahua é charmoso, elegante e insolente, uma raça com “personalidade de cachorro grande em um corpo pequeno”.
Emblema nacional do México, é uma das raças mais antigas das Américas, com uma origem que remonta aos antigos impérios pré-colombianos.
Compacto, bem-proporcionado e seguro de si, o Chihuahua pesa, no máximo, 2,7 kg e tem a cabeça em formato de maçã como característica distintiva. Sua pelagem pode ser curta ou longa, em uma vasta gama de cores e padrões.
Continua depois da publicidade
Apesar de serem amáveis e submissos, estes cãezinhos possuem um temperamento notável. O AKC os classifica como perspicazes e determinados. Por essa razão, o treinamento positivo e constante é crucial desde a fase de filhote.
Embora sejam perfeitos para apartamentos e espaços reduzidos, necessitam de passeios curtos e momentos de brincadeira para se manterem ativos e saudáveis.
No entanto, é preciso ter cautela com o frio e com brincadeiras muito vigorosas, visto que seu corpo frágil não tolera impactos.
O Chihuahua é extremamente leal e estabelece laços profundos com seus tutores. É igualmente reconhecido por ser alerta e destemido.
Conheça algumas vantagens de adotar animais da raça no vídeo do canal Perito Animal: