Diário Mais

Este aparelho é o vilão da conta de luz: consome três vezes mais que um frigorífico

Vendido como uma alternativa moderna, rápida e eficiente, este eletrodoméstico, presente em muitas cozinhas, pode se tornar o grande vilão

Fábio Rocha

Publicado em 20/05/2025 às 09:57

Atualizado em 20/05/2025 às 09:57

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Em média, esse tipo de fogão consome 748 kWh por ano / Freepik

Continua depois da publicidade

Muitos brasileiros estão atentos ao valor da conta de luz no fim do mês, mas podem estar ignorando um dos maiores responsáveis por esse custo elevado: o fogão de indução. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Vendido como uma alternativa moderna, rápida e eficiente, este eletrodoméstico, presente em muitas cozinhas, pode se tornar o grande vilão do consumo energético doméstico, superando até mesmo eletrodomésticos tradicionalmente apontados como gastadores, como o frigorífico e o forno elétrico.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Vilão: esse eletrodoméstico faz sua conta de luz subir mesmo desligado

• Conta de energia ficará mais cara em 2025; entenda motivos

• Conheça o substituto do ar-condicionado que gasta cinco vezes menos energia

De acordo com um relatório recente publicado pelo meio de comunicação dinamarquês Nyheder24, o fogão de indução lidera o ranking de consumo de energia entre os eletrodomésticos da cozinha. 

Em média, esse tipo de fogão consome 748 kWh por ano, valor que equivale ao triplo do consumo de um frigorífico comum, que gira em torno de 270 kWh anuais. 

Continua depois da publicidade

Isso surpreende muitos consumidores que acreditam que a geladeira ou o forno sejam os maiores vilões da conta de luz.

O motivo por trás desse alto consumo está na potência elevada necessária para o rápido aquecimento das panelas. Embora esse desempenho seja uma das grandes vantagens do fogão de indução, ele também representa um risco para o bolso de quem o utiliza com frequência. 

Quando usado diariamente em alta potência, o impacto na fatura de energia elétrica pode ser significativo.

Continua depois da publicidade

Outro aparelho frequentemente apontado como gastador é o forno elétrico, que também aparece com números expressivos no relatório: 496 kWh por ano. 

Apesar disso, ainda consome menos que o fogão de indução, que acaba liderando o ranking dos aparelhos que mais consomem energia na cozinha, um dado que pode surpreender muitos consumidores que investem nesse equipamento pela promessa de eficiência.

Apesar do alto consumo, há maneiras de reduzir o impacto do fogão de indução na conta de luz. Especialistas recomendam usar temperaturas mais baixas sempre que possível e optar por bocas menores ao cozinhar com panelas pequenas. 

Continua depois da publicidade

Medidas simples como essas podem ajudar a equilibrar o uso eficiente do aparelho com a economia de energia, permitindo que o fogão de indução continue sendo uma opção moderna sem pesar tanto no orçamento doméstico.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software